Serviço será divulgado por meio de campanha criada pela Africa

 

A Telefônica começou na semana passada a comercializar pacotes de 4G para clientes Vivo nas seis cidades que serão sede da Copa das Confederações – Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador – além de São Paulo. O serviço oferece conexão de alta velocidade, com capacidade até dez vezes mais rápida que a rede 3G.

O produto está sendo comercializado como Vivo 4G Plus e a operadora tem planos para smartphones, modems e tablets.  Para smartphones, os valores começam em R$ 149 com planos de dados que variam de 2GB a 6GB. Para modems e tablets, os planos têm preço inicial de R$ 99. A Vivo já comercializa seis modelos de smartphones para conexão à internet via 4G, de fabricantes como Samsung, Sony, LG, Nokia e Motorola, e anunciou que, até o final de maio, colocará no mercado outros dez modelos de smartphones, incluindo a fabricante Blackberry.

A operadora também lançou uma campanha nas cidades em que o serviço está disponível. Cada município tem um filme específico, com imagens que ressaltam características regionais. A ação foi criada pela Africa. Além de inserções na TV, a campanha será veiculada em mídia impressa, mobiliário urbano, painéis, cinema e em mídia aeroportuária.

Até o final do mês, a operadora irá expandir o serviço para as cidades do ABC Paulista e, até dezembro, a Vivo afirmou que levará o 4G para Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal e Porto Alegre. A companhia tem a maior cobertura de 3G Plus do mercado, com 3,1 mil municípios, e utilizou as torres de 3G existentes para instalar 1.234 antenas 4G, que vão operar na faixa de frequência de 2,5GHz.

A Ericsson é a responsável por fornecer e implantar a rede 4G nas regiões Norte e Centro Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Nas cidades-sede da Copa das Confederações, a Vivo está trabalhando com a Huawei para Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

No final de maio, Oi e Claro já haviam anunciado o início da venda de pacotes 4G, com foco no dia das mães, antecipando cronograma da Anatel. A Oi lançou o serviço inicialmente apenas no Rio de Janeiro, com cobertura de 50% das áreas urbanas, e compartilhará rede com a Tim. O compartilhamento é a primeira iniciativa do gênero na América Latina. A Tim ficará responsável por comercializar o 4G em São Paulo, mas ainda não tem data de quando deve fazê-lo. A Oi também lançou uma campanha publicitária, a cargo da NBS.

A Claro lançou no final de abril as vendas para o 4G Max em cidades do estado de São Paulo, onde a empresa tem mais de seis milhões de clientes e onde está a segunda maior receita em serviços da operadora. A companhia está com uma campanha nacional para a tecnologia. O slogan “Claro 4GMax na velocidade da sua emoção” está em quatro filmes criados pela Ogilvy & Mather veiculados em TV paga e aberta.