O SBT apresentou nesta segunda-feira (19) os detalhes da 13ª edição do Teleton, evento que arrecada fundos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e que ocupará 27 horas ininterruptas, entre 5 e 6 de novembro, da programação da emissora. Além dos artistas da casa, como Hebe Camargo, Celso Portiolli e Ratinho, foram confirmadas até o momento as presenças de Claudia Leitte, Daniel, Vitor e Léo e Ivete Sangalo.
Em 2009, o evento arrecadou R$ 19,3 milhões. Para este ano, a meta dos organizadores é chegar à marca de R$ 20 milhões. Para isso, três números de telefone foram disponibilizados, recebendo as quantias de R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 20,00. Maiores valores podem ser doados por um 0800 especial ou pelo site do Teleton. Para incentivar as contribuições, será mantida a ação iniciada em 2000: quem doar valores acima de R$ 60,00 recebe, como agradecimento, um dos bonecos da atração, Tonzinho ou Nina; enquanto doações acima de R$ 100,00 dão direito ao casal.
Não há cotas de patrocínio específicas para empresas que pretendam apoiar a causa ou relacionar sua marca com ela. Algumas instituições que contribuem com a entidade durante o ano inteiro ganharão destaque de diferentes formas, sendo com a exposição de seu logotipo, montagem de lounge no backstage, ligação de sua marca com depoimentos de pacientes ou outras formas de merchandising. Ainda há aquelas que terão representantes subindo ao palco junto com artistas para entregar cheques simbólicos com a quantia doada. Não há valores ou formados definidos para tal, com o planejamento dependendo de cada caso.
Divulgação
A atração deste ano será divulgada por campanha criada pela Z+. O esforço de comunicação, composto por comercial, spots, anúncios, mídia online e indoor, foi inspirado no mote “Você faz parte dessa história”, colocando pacientes da AACD como protagonistas das peças.
A entidade não investe em mídia, sendo que a veiculação depende de parceiros que ofereçam espaço gratuitamente. Em 2009, a campanha “Eu me movo”, também desenvolvida pela Z+, recebeu o apoio de mais de 120 veículos, o que representou, segundo o Ibope, um valor de R$ 6,7 milhões em investimento publicitário.
por Karan Novas