Faixada da Telhanorte Já! (Crédito: Divulgação)

As pequenas reformas realizadas pela população durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, serviram de impulso para o crescimento do mercado. De olho no interesse das pessoas em decorar e ajeitar a casa, que agora também serve como escritório e área de lazer, as empresas do segmento apostaram em um novo modelo de negócios: pequenas lojas de bairro que trazem mais comodidade para o consumidor que não quer se deslocar até grandes home centers. 

A Telhanorte foi a primeira a investir no formato. Com a bandeira Telhanorte Já!, a empresa, que inaugurou a sua primeira loja compacta em outubro de 2020, já conta com oito unidades espalhadas por São Paulo. 

“Nossa premissa é estar mais próximo do cliente e oferecer soluções inteligentes para quem precisa de agilidade para manter os espaços em ordem, com praticidade e rapidez no atendimento e na entrega. As unidades têm em média 200 m² e disponibilizam os mais de 40 mil produtos da gama do home center tradicional por meio do conceito conhecido como prateleira infinita, que permite acesso ao estoque da rede de maneira digital. Acreditamos muito neste modelo e nossa projeção é inaugurar pelo menos mais 16 novas unidades ao longo dos próximos três anos”, diz Ricardo Pontes, gerente regional da Telhanorte Já!. 

Ricardo Pontes, gerente regional da Telhanorte Já! (Crédito: Divulgação)

Ainda segundo o executivo, esse modelo de loja tem a premissa de gerar agilidade e praticidade ao cliente. “Apostamos em uma experiência de compra inovadora. Entre os serviços, destacamos o ‘Projete-se’, em que projetistas desenvolvem, de maneira gratuita, uma imagem 3D do ambiente desejado pelo cliente para ajudar na visualização do espaço após a reforma; e para o ‘Telhanorte Já! na sua Porta’, que consiste no deslocamento de uma van itinerante da rede até a residência do cliente, ofertando serviços como a medição na obra, quantificação de material, para evitar faltas e sobras, e empréstimo de amostras de pisos e revestimentos para arquitetos. O atendimento sem sair de casa é outro ponto de destaque. O cliente pode efetuar a compra dos produtos desejados via Whatsapp da unidade, sem a necessidade de ir até a loja, com a possibilidade ainda de concluir o pagamento por meio de link”, reforça.

Outra marca que investiu neste formato foi a Leroy Merlin. Com apenas uma loja em São Paulo, inaugurada no final do ano passado, a Leroy Merlin Express, também reforça a tendência de unidades menores e que focam na objetividade do atendimento e experiência. 

“São lojas de proximidade e certa conveniência que permitem rapidez e eficácia no atendimento. Geralmente os clientes procuram por esses canais com uma lista pré-estabelecida e um propósito, nosso papel é estar com boas ofertas de produtos, disponíveis e acessíveis de modo que eles nos procurem e tenham sua necessidade e expectativas superadas. Estamos testando esse novo conceito de loja de proximidade e acreditamos nesta solução, pensamos que nos próximos anos será mais um conceito da marca para consolidarmos ainda mais o Brasil”, comenta Renato Augusto Coltro, líder do desafio de desenvolvimento, expansão e relações institucionais da Leroy Merlin.  

Faixada da Leroy Merlin Express (Crédito: Divulgação)

Certos de que a concorrência será grande – a marca não quis revelar quantas novas lojas pretende abrir em 2021 -, a Leroy esclareceu que analisa o cenário com respeito e profissionalismo. “Há grandes redes seguindo para esse novo conceito de loja de proximidade, redes de franquias bem como lojistas tradicionais de bairro que estão instalados há anos. Então, é muito importante esse tipo de análise, leitura da região e estudo para que realmente as nossas lojas Leroy Merlin Express possam oferecer o que há de melhor, tanto no que consiste em serviços como em produtos”, diz Coltro.

Expansão

Mas será que este novo modelo de negócios vai impactar na abertura de lojas maiores? Já que o foco, principalmente neste momento, será na expansão de lojas menores. O executivo da Telhanorte acredita em uma ampliação estratégica. 

“Além de ampliarmos o número de unidades, ofertamos ainda mais serviços, garantindo uma experiência de compra única e prática para os nossos clientes viverem intensamente seus lares. A nossa expectativa é continuar lançando novos serviços e que possamos consolidar esse modelo de negócio a partir dessa expansão estratégica. Do ponto de vista de impactar na abertura de lojas maiores, não necessariamente. A Telhanorte acredita no Brasil para projetos de longo prazo. Para se ter uma ideia, a empresa está prestes a inaugurar a primeira loja de outro modelo, o chamado atacado, que terá outra bandeira, ‘Obra Já’. Portanto, como empresa que busca a diversificação de modelos de negócios, todas as oportunidades de expansão são consideradas”, comenta Pontes.

Renato Augusto Coltro, líder do desafio de desenvolvimento, expansão e relações institucionais da Leroy Merlin (Crédito: Divulgação)

Para Coltro, o novo investimento não vai impactar na abertura de lojas maiores, pois são conceitos e propósitos complementares. “O foco da Leroy Merlin é conquistar o mercado de várias formas, com alguns conceitos de loja e digitalmente, portanto, nosso foco não é expandir com lojas menores, nosso foco é atender mais e melhor nossos clientes, converter novos clientes para nossa rede de relacionado e atendê-los em sua plenitude. Um conceito de loja ou formato é somente uma das iniciativas para conquistar um mercado tão promissor, enorme e interessante como o mercado brasileiro”, diz.

E-commerce

Com o crescimento e fortalecimento das vendas digitais em 2020, as empresas reconhecem que o segmento vai continuar ganhando novas proporções. “As vendas pelos canais digitais triplicaram de tamanho em 2020 e num futuro próximo têm potencial para chegar a 20% de share na empresa. Acreditamos muito neste modelo de omnicanalidade. O consumidor tem esse empoderamento de comprar no canal em que achar melhor, quando desejar e retirar onde quiser. Portanto, esse é o desafio e estamos preparados para ele”, ressalta Pontes.

O executivo da Leroy Merlin finaliza reforçando que todos os canais da empresa nos últimos anos vêm sendo fortalecidos e largamente desenvolvidos. “Em 2021, essa evolução vai continuar e no contexto atual existe uma tendência ainda mais latente com a compra de produtos no ambiente digital e todas as demais facilidades e rapidez para que os produtos cheguem às casas dos clientes de forma rápida e eficaz. A compra pelos canais digitais com retirada em lojas, também está sendo aprimorada”, diz Coltro.