Focado nas cidades do interior de São Paulo, o projeto Dona. vai contar com cursos de capacitação, palestras, premiação e programa de TV
O Brasil ocupa a sétima posição no ranking de empreendedorismo mundial, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor 2021. Dentre os empreendedores nacionais, o Sebrae apontou que 10,1 milhão são mulheres. Pensando nesse público, o conglomerado de negócios e soluções de comunicação e mídia para empresas, TEM+, se uniu ao grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, para o lançamento de um projeto que tem como foco ajudar as empreendedoras do interior paulista, o Dona.
O projeto foi apresentado durante o evento de Upfront da afiliada da Globo e será iniciado em 2023, que aconteceu na última segunda-feira (26).
A iniciativa tem como objetivo criar oportunidades para mulheres do interior paulista e conta com quatro frentes de atuação: capacitação, feira de negócios, uma premiação e um programa de televisão que será exibido em toda a área de cobertura da TV TEM, alcançando 318 municípios do interior paulista, representando 49% do estado de São Paulo.
“Estamos trabalhando no projeto há oito meses e o Dona. faz parte de um movimento que não para de crescer, o empoderamento feminino. Vamos movimentar a região com a perspectiva de excelentes resultados tanto em relação ao crescimento, quanto de capacitação de empreendedoras em toda nossa área de atuação”, afirmou Nilson Moysés, diretor de Mercado do TEM+.
As mulheres que participarem do projeto terão acesso a conteúdos online e poderão participar de palestras presenciais com pessoas que são referências no país, como Luiza Helena Trajano, Sônia Hess e Chieki Aoki.
Na feira de negócios, as participantes poderão divulgar os seus produtos e serviços e o evento será transmitido pela TV TEM com ações de conteúdos, além de divulgação nas redes sociais e no site da emissora. Já a premiação tem como intuito reconhecer as mulheres que fazem a diferença na região e vai contar com a presença das indicadas, júri técnico e representantes do projeto. Entre as juradas, estarão personalidades do Grupo Mulheres do Brasil e outras mulheres empreendedoras de referência do mercado nacional.
“A gente vai levar o conteúdo para a TV e o digital. Dessa forma, queremos chamar empresas que possam trazer linhas de crédito. O projeto também traz importante visibilidade para as marcas apoiadoras, que contarão com uma série de ativações, seja por meio de patrocínio, publieditorial, entre outras”, completou Moysés.

Novidades para 2023
Além do projeto, o conglomerado também anunciou os seus planos comerciais para o próximo ano, que terão como lema “Ainda+próximos”. Dentre as novidades, estão as oportunidades multiplataforma para anunciantes e parceiros em todas as empresas do grupo que conta com a TV TEM, emissora afiliada à Globo, os portais G1, GE e temmais.com, e a Viva+ Entretenimento, empresa responsável pelos eventos e exposições do interior de São Paulo.
Os novos formatos visam a construção de caminhos inovadores junto aos clientes e parceiros. De acordo com o CEO Vinícius Garrido, o objetivo é dar protagonismo para as marcas e aproximá-las ainda mais da comunidade local com jornalismo, entretenimento e eventos.
“Somos uma plataforma que oferece diversas soluções em comunicação. Estamos reafirmando o nosso posicionamento de parceria com o mercado, com a população e a nossa intenção em promover o desenvolvimento das pessoas, dos negócios e da região", explicou Garrido.
Nos formatos comerciais, as novidades ficaram por conta do Break Near Live, formato em que o programa vai para o intervalo e somente o anúncio de uma determinada empresa ou marca é veiculado; do Squeeze, modelo com informações complementares do merchandising em uma arte com formato de L, que será exibida na tela da TV durante as ações de merchandising e o ORA, um sistema de inteligência artificial que tem como objetivo deixar os conteúdos publicitários mais integrados à grade de programação da TV Tem. Na prática, o sistema irá reconhecer o conteúdo da programação e vincular uma peça publicitária ao tema que está sendo tratado naquele momento.
“Os dois últimos anos foram de muito planejamento, agora é hora de colocar em prática, executar. Os nossos formatos são 360 e se comunicam com o público em todos os lugares. Atuamos com foco no cliente e possuímos uma equipe especializada na criação de projetos, programas e eventos, de acordo com a demanda de cada mercado e da população”, afirmou Nilson Moyses, diretor de Mercado.