O Réveillon de Copacabana desse ano homenageia os Jogos Olímpicos e o samba, que celebra seu centenário em 2016. A festa é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, com produção, pelo nono ano consecutivo, da SRCon, dos sócios Sheila Roza, Flavio Machado, Abel Gomes, Paulo César Ferreira e Guili Alves de Lima. Entre os patrocinadores estão Bradesco, Coca-Cola, Light e Antarctica.
“O Rio de Janeiro é a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada e o Réveillon de Copacabana não poderia deixar de reforçar a alegria da cidade em receber um evento tão importante, que representa a união dos povos. Em 2016, todos seremos cariocas. Para celebrar a data, escolhemos o samba para o tom da festa, com atrações especiais, como o musical que conta a história dos 100 anos do ritmo mais brasileiro de todos. O Réveillon do Rio de Janeiro acontece também em outros pontos da cidade, possibilitando grandes oportunidades de entretenimento, em um convite à celebração que vai de norte a sul da cidade”, disse em coletiva nesta quinta-feira (3) o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo.
De acordo com estimativas da Riotur, a cidade deve receber 857 mil turistas no período do Réveillon, que irão movimentar a economia carioca com US$ 686 milhões. Segundo um levantamento realizado pela ABIH/RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção RJ), a ocupação hoteleira em Copacabana e Leme já estava em torno de 83% em meados de novembro. Ipanema e Leblon também já registram 88% – os números ainda devem crescer com as procuras de última hora.
Serão 16 minutos de fogos, saudando o ano novo nas cores verde, violeta e laranja, assinados pela Pirotecnia Igual Brasil. Ao final do espetáculo, um rufar de dois mil tambores acompanhará o momento em que todo o céu de Copacabana será iluminado pela cor branca, em uma mensagem de paz.
Ao todo serão 12 apresentações, além de DJs, que darão início aos festejos nas areias de Copacabana às 18h do dia 31 de dezembro. Para fechar a noite, a bateria das primeiras colocadas entre as Escolas de Samba do Carnaval 2015. O palco principal terá pela primeira vez um espetáculo teatral como parte das atrações do réveillon: a coprodução da Aventura Entretenimento e da Musickeria, “SamBRA, o musical -100 anos de samba”, musical que tem como protagonista Diogo Nogueira, que interage como ator e cantor.
Após a queima de fogos, o mestre do samba Zeca Pagodinho sobe ao palco para cantar clássicos como “Deixa a vida me levar”, “Verdade” e “Mulheres”, além de músicas do seu cd mais recente, “Ser Humano”. O encerramento fica por conta da bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, grande campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro.