Após mais de um ano convivendo com o (medo do) vírus da Covid-19, e suas recomendações de isolamento e quarentena, o Natal deste ano guarda a expectativa do reencontro entre familiares e amigos. Reencontros esses que, em 2020, não aconteceram devido à pandemia e à ausência, até então, de um imunizante. E são os reencontros, previstos para a noite desta sexta-feira (24), que inspiraram boa parte das campanhas natalinas de 2021.

O Boticário, por exemplo, se inspirou no clássico ‘O Pequeno Príncipe’ para nortear sua comunicação e lança luz sobre reconexão por meio da memória olfativa. O conceito do filme “Pequena Princesa” tem como ponto de partida o contexto pandêmico e o futuro pós-pandemia para destacar mensagens de otimismo e esperança.

“Após dois anos de desafios, incluindo perdas irreparáveis para milhares de brasileiros, nós desejamos devolver os cheiros da vida neste momento de reencontro e reconexão com família e amigos e depositar um pouco de esperança”, afirmou Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário.

Quem também celebrou o reencontro foi o Pão de Açúcar, que explorou o tema com a memória afetiva que os pratos e receitas de família proporcionam na data.  A campanha “Contos de Natal”, criada pela BETC Havas, mostra que histórias reais se tornam contos natalinos, como um neto que surpreende a família ao fazer a receita da avó para a ceia.

“Os últimos dois anos foram bem difíceis e sabemos que ainda não chegamos ao fim da pandemia, mas este Natal já vai ser um pouco diferente e muito mais emocionante, com alguns reencontros de familiares e amigos”, explicou Camila Assis, gerente de marketing do Pão de Açúcar.

Em sua campanha global, a Coca-Cola contemplou algumas frentes de ações que reforçam que o conceito de que a magia do Natal acontece quando as pessoas estão juntas. E, no Brasil, a marca lançou o seu Coral de Natal, com a clássica música da época das Caravanas Coca-Cola. 

Assinada pela WMcCann e desenvolvida em parceria com a Globo, a ação trouxe artistas e influenciadores como responsáveis por passar a mensagem ao público, convidando as pessoas a participarem do coral.

O Bradesco, por sua vez, também falou de reencontros ao som de ‘Halo’, de Beyoncé. O filme, que traz os já famosos vaga-lumes, abordou as conexões e reconexões humanas em um momento em que as pessoas passam muito tempo imersas nas telas dos celulares, videogames e TVs, de forma individual e quase indiferente ao que ocorre no seu entorno.

A aposta da Natura para este ano foi a animação ‘Afeto Enferrujado’, que remete à perda da prática em dar e receber afeto após tanto tempo e convida a todos a voltarem a sentir o Natal. Assinada pela Africa, a campanha mostra uma boneca de lata que percebe que seu abraço está enferrujado, mas que desperta a memória e a vontade de reencontrar a sua avó quando sente o cheiro da fragrância da marca.

(SEM) NEVE
Além de falar sobre reencontros, muitas marcas e agências trouxeram o Natal de 2021 para uma realidade mais brasileira. O Guaraná Antarctica, a exemplo da campanha de 2020 estrelada por Paula Fernandes, usou a brasilidade em um especial no Maratona Globoplay.

‘Farofadas de Natal’ mostra, de forma divertida, a família reunida, brincadeira de amigo secreto, ceia posta à mesa com doses de confusão e das velhas piadas.

Outro exemplo foram Quem Disse, Berenice? e o Porta dos Fundos, que se juntaram para falar das tradições natalinas, como parte da campanha ‘Natal 40 Graus’. No filme, a família se reúne para fazer uma intervenção na celebração de Natal que a prima Joana faz todos os anos, com suéteres de lã, bebidas quentes e Jingle Bells. No lugar, no entanto, entram os coolers com cerveja gelada, churrasco e pagode na caixa de som.

E já que o assunto é churrasco…

A Marfrig apostou no ‘Churrasco até no Natal’, que buscou unir uma das paixões do brasileiro e a principal celebração familiar do ano. “Com muito sabor e responsabilidade, queremos mostrar esse reencontro especial, aliado ao indispensável churrasco de Natal. Toda família é única, e queremos estar presentes em cada uma delas por meio do que fazemos de melhor”, falou o diretor de marketing Leonardo Pereira.

Já a Imaginarium convidou Zeca Pagodinho para ser garoto-propaganda de uma coleção à brasileira, que busca celebrar as peculiaridades que o brasileiro tem na hora de celebrar o Natal: todo mundo mais à vontade, de bermuda, camiseta e bebida gelada.