Para bom entendedor, meia palavra basta. Para bons observadores, o crescente retorno da publicidade às diversas formas de mídia, é um sinal inegável da melhora da economia.
Nos últimos dias, mesmo em se considerando os esforços do comércio com vistas à Black Friday, tem havido um aumento considerável de ocupação de tempo e espaço nas mídias, aqui se considerando inclusive o meio digital.
Além da sexta-feira negra (um nome infeliz dado pelos norte-americanos a esse dia que se integra às comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças), há que se considerar também a aproximação do Natal, sempre uma grande alavanca nas vendas e consequentemente na publicidade.
Mesmo assim, percebe-se nos diversos grandes mercados brasileiros, uma aplicação maior de verbas publicitárias nos meios, o que é animador. Sinal evidente de um esperado e muito desejável aquecimento na economia.
Até o segmento imobiliário, que pouco ou nada tem a ver com Black Friday, tem se manifestado nestes últimos dias, com ofertas vantajosas visando o desencalhe de produtos de há muito disponíveis e sem procura, produzindo um clima desalentador nas cidades mais importantes do país nos últimos tempos.
Embora de forma lenta, a virada começou. E à medida em que a força da propaganda ajudar, ela será acelerada.
Portanto, anunciantes, anunciem. Se a propaganda é a alma do negócio, o retorno da sua utilização a níveis desejáveis é a arma do aumento desejável das suas vendas.
Trata-se de uma verdade que atravessa os tempos.
Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).