As embalagens com a tecnologia longa da vida, muita usadas por marcas de leite e molhos de tomate, por exemplo, são 100% recicláveis. Atualmente 25% delas são reaproveitadas, mas a expectativa da Tetra Pak é que até 2014 este volume seja elevado para 40%. Para conscientizar consumidores sobre a importância da separação dos resíduos para a reciclagem, a empresa está investindo R$ 1,5 milhão em nova campanha de televisão com a atriz Irene Ravache, cuja estreia está marcada para o próximo domingo (23) no intervalo do programa Fantástico. Mais R$ 500 mil estão reservados para ação específica no meio revista.
A ação, desenvolvida pela agência M&C Saatchi, é a terceira campanha da empresa com foco na conscientização dos consumidores. Em 2008, a empresa investiu R$ 8 milhões na estratégia de comunicação com assinatura “Sem perceber, você transforma o mundo com a Tetra Pak”. Em 2010, a empresa investiu R$ 3 milhões em merchandising durante a novela “Passione”, trama que transformou Irene Ravache na rainha do reciclo. “Acredito que a combinação do entretenimento com a informação é uma maneira eficaz de conscientizar e mudar os hábitos da população”, afirmou Elisa Prado, diretora de comunicação da Tetra Pak.
De acordo com Fernando von Zuben, diretor executivo de meio ambiente da Tetra Pak, os esforços da empresa em desenvolver a tecnologia de reciclagem e incentivar as empresas recicladoras, um total de 30 em todo País, mostra o compromisso ambiental da companhia. “Em vez de investirmos em propaganda dos nossos produtos, optamos por reforçar a capacidade que o consumidor tem de transformar o mundo ao fazer uma escolha consciente”, declarou von Zuben. Não significa que a Tetra Pack está diminuindo verba de propaganda. “Nosso foco é a conscientização popular. Quanto maior o reciclo, melhor. Essa verba é para a primeira onda do ano. Depois tem mais”, acrescentou Elisa Prado.
A Tetra Pak é especialista em soluções para embalar alimentos. Ela está presente 170 países e tem 22 mil funcionários O slogan “Protege o que é bom” é usado globalmente.