Em 1915, o Brasil tinha uma frota de carros ainda bem pequena. Eram poucas as pessoas com condições de comprar um automóvel. Mesmo assim, a Texaco resolveu apostar no Brasil e desembarcou no Rio de Janeiro depois de um decreto do então presidente Wenceslau Brás. Uma atitude um tanto ousada, mas que deu certo. Em poucos meses, a marca já estava presente em 15 estados do país, além de possuir dois terminais alfandegários.
No início dos anos 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, a Texaco abriu postos de abastecimento para os aviões Aliados em 14 cidades da região amazônica. Com o final do conflito, no entanto, a companhia ampliou a sua atuação e lançou a primeira graxa nacional.
Anos mais tarde, já na década de 1960, a grande novidade foi a chegada da tecnologia, com a instalação do setor de informática na sede da empresa.
Já durante os anos 1990, a Texaco se firmou como uma grande empresa com a conquista de certificações importantes, além de prêmios para os seus produtos. “Uma empresa ou marca, para atingir 100 anos, depende de vários fatores. E um deles são as pessoas, seus funcionários. São eles que estão por trás da estrutura de um produto, que investem conhecimento, seja no desenvolvimento de novas tecnologias ou nas áreas de vendas, finanças etc.”, disse Danilo Sad, gerente de marketing da Chevron Lubrificantes, empresa detentora da marca Texaco.
O centenário, no entanto, faz a marca ter planos ainda mais ousados. A empresa pretende expandir de 20% a 25% o seu volume de negócios até 2018, baseada numa estratégia que alia produtos diferenciados e um aumento de 30% nos investimentos em marketing. Desde o início do ano, a Texaco vem realizando uma série de ações para celebrar a data.
A cada três meses, numa alusão a cada 25 anos, são produzidos folders que contam a história da marca no Brasil. O material é distribuído com brindes estilizados para funcionários, fornecedores e parceiros estratégicos. Ao longo do ano, serão quatro edições, representando os 100 anos completados pela marca.
Para clientes, um dos principais destaques é a Carreta Ursa, um caminhão itinerante que, até o fim do ano, vai percorrer 35 cidades em todo o Brasil, oferecendo serviços gratuitos de saúde e treinamentos diversos.
O incentivo aos esportes de velocidade também é prioridade. Para divulgar a marca de lubrificantes Havoline, a empresa investe na Stock Car, por meio de uma parceria com o piloto Allan Khodair, e na motovelocidade, com o recém-anunciado contrato com o piloto Danilo Lewis, do Moto GP e Superbike.
O centenário também marcou o lançamento de um vídeo comemorativo, feito pela Fullpack, que mostra a diversidade de atuação da Texaco, desde a participação na história do automobilismo brasileiro até sua presença, por meio dos lubrificantes e outros produtos, nos segmentos em que atua.
“Para os clientes é muito importante que seus equipamentos estejam sempre protegidos e os lubrificantes são vitais para a garantia de proteção e alta performance. Por isso, temos orgulho da marca Texaco que, ao longo desses 100 anos, sempre prezou pela busca de aperfeiçoamento, oferecendo o que há de melhor no mercado”, afirma Antônio Ennes, diretor-geral da Chevron Brasil Lubrificantes. “Além disso, as ações que temos feito nos mostram um engajamento das pessoas com a marca e isso nos dá certeza de que estamos no caminho certo”, completou.