Empresa passou a reforçar a presença em feiras e eventos agrícolas ampliando assim suas ativações offline
A Texaco, fabricante de lubrificantes e graxas com mais de 120 anos de existência, tem no agrobusiness um dos principais segmentos de negócios, fornecendo há mais de 60 anos produtos para caminhões, tratores e equipamentos agrícolas no Brasil. Nos últimos 12 meses, a empresa mudou a sua estratégia em busca de crescer neste mercado.
No marketing, percebeu a necessidade de reforçar a presença em eventos relevantes do segmento agrícola e ampliar suas ativações offline. O desafio era tornar mais próxima e personalizada sua comunicação com produtores rurais e cooperativas, um público que tem um perfil mais dinâmico e demanda mais presença física se comparado com outras indústrias que a marca atende.
“O agrobusiness brasileiro tem uma relação histórica com a Texaco. Atendemos um segmento essencial para nosso país, que representa 25% do PIB nacional. Em nosso caminho para fortalecer esta relação com produtores, notamos que era necessário estar presente fisicamente nos principais locais onde promovem networking, fecham negócios e dialogam sobre novas tecnologias para o campo”, comenta Paulo Gomes, diretor de marketing de ICONIC, gestora da marca Texaco.
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As estratégias de marketing se tornaram uma ferramenta essencial para alcançar este objetivo de estar mais presente no cotidiano do produtor rural. Desde 2022, a Texaco ampliou seu budget de marketing para o agronegócio, em busca de aumentar sua presença no segmento e estar mais próximo a seus clientes. Por exemplo, em complemento à participação da marca no Agrishow 2023, um dos maiores eventos de agronegócio mundial, a Texaco também ativou um plano de mídia OOH - out-of-home, no aeroporto de Ribeirão Preto, com objetivo de alcançar o público qualificado que circulou neste local durante a realização da feira. Outro exemplo foi a ação de mídia ao redor do Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola das regiões Norte e Nordeste.
Outra ativação importante de mar- keting foi o plano de comunicação exclusivo da graxa Marfak MCP Grease 00, utilizada por colhedeiras de algodão, por meio de outdoors localizados em pontos estratégicos de rodovias nos estados da Bahia e do Mato Grosso, durante o período de pré-safra.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 29 de janeiro