O reflexo na boca do caixa é sintomático quando as empresas entregam premiações sob medida para suas equipes de vendas, cada vez mais pressionadas por resultados. Mas não pode ser um item qualquer. A adequação é essencial, como enfatiza o empresário Fernando Guntovitch, presidente da The Group Comunicação, que vem observando nesses tempos de depressão econômica que os valores dos prêmios de incentivo estão em constante mutação.
E para tornar essa demanda eficaz, a agência investiu na criação da ferramenta estratégica Group Store, uma espécie de prateleira online que permite a customização em tempo real de um plano de incentivo que precisa ter uma rota corrigida. Por exemplo, se a oferta for alimentação e o usuário optar por uma viagem, não há nenhum impedimento para exercer a opção.
“Trata-se de uma interface B2B e também B2C capaz de abrigar diversas campanhas simultaneamente, através de áreas restritas e mecânicas diferencidas, destinada ao projeto de um dos nossos clientes, entre os quais MAN, Samsung, Volkswagen e Banco Santander, por exemplo. O mundo está cada vez mais concentrado e as marcas, produtos e serviços estão em busca de soluções digitais para disgnosticar, solucionar e executar suas questões. A The Group tem uma área de big data que consolida o CRM com muita precisão e ética. A nova plataforma é uma proposta criativa em prol do valor estratégico para a motivação das equipes de vendas, principalmente nesse momento no qual o consumidor está mais seletivo na hora de definir a sua cesta de compras”, disse Guntovitch.
O marketing promocional vem conseguindo manter o volume de verbas comprometidas nos budgets dos anunciantes. Segundo a Ampro (Associação de Marketinbg Promocional), o volume de negócios do trade foi, em 2015, de R$ 43,9 bilhões, incluindo todas as disciplinas do live marketing, como eventos, convenções, feiras, promoções e ativações. “Claro que estamos trabalhando com uma intensidade inédita.
Os clientes estão buscando ideias para formalizar as vendas, algo que não está sendo muito fácil. Alguns segmentos foram afetados de forma contundente, mas nós não podemos parar. As cadeias de vendas precisam ser incentivadas para não perderem a motivação necessária para interagir com os consumidores. Nosso crescimento este ano é de 18%, que reflete uma motivação interna, afinal também usamos os antídotos que recomendamos”, disse o presidente da The Group.
A busca pela assertividade não é apenas uma meta. Guntovitch explica que os processos precisam de análises e planejamento mais sofisticados que exigem pesquisas de campo e ad-hoc para não haver desperdício de orçamento. “Mantemos um olhar pragmático para todos os movimentos para termos uma criação holística e capaz de resolver problemas”, finalizou o empresário.