Quando explodiu o consumo de smartphone e a disseminação das redes sociais, o que mais se escutava era sobre o comportamento “2nd screen” (segunda tela). E por muito tempo, a briga entre tela grande versus tela pequena era pra saber quem estava em primeiro lugar.
A TV ocupou o lugar de 1st screen (primeira tela) por muito tempo. Indiscutivelmente acreditávamos que o que estava nas mãos do consumidor era a 2ª opção, ou seja, o menos importante.
Atualmente vemos um consumidor conectado aos seus interesses, e esse se restringe ao conteúdo no qual seus olhos focam, deixando obsoleto o conceito de 2nd screen. Hoje tudo é 1st screen! 1st screen é onde conteúdo de interesse está, é a fonte de diversão e atenção, não importa se está em uma pequena tela na sua mão ou em uma tela gigante grudada na parede.
Trazendo isso para um dos assuntos mais em alta agora, o Oscar, como saber qual á a tela prioritária, já que grande parte das interações também acontecem nas redes sociais?
O Oscar é um dos eventos televisivos de maior volume de conversas nas redes sociais. As conversas sobre o evento explodem e eles acontecem, inclusive, muito antes do tapete vermelho. Para se ter ideia, em 2018, a conversa vinculada à TNT, detentora dos direitos de transmissão do Oscar na Pay TV, se intensificou 3 dias antes.
O que podemos observar é que nos últimos três anos a transmissão do tapete vermelho cresceu significativamente. E podemos atribuir boa parte deste cenário como consequência da interação nas redes sociais. Enquanto o tempo médio dedicado a apresentação do Oscar se manteve em torno de 1 hora, o tapete vermelho cresceu 66% subindo de 21minutos para 27 minutos, aumentando também a contribuição do pré-evento a audiência total da transmissão em 10%.
Monitoramos e sabemos onde as conversas realmente acontecem. É a partir daí que começamos o ‘esquenta’ nas plataformas de transmissão do Oscar. Por volta de uma semana antes do grande dia reforçamos ainda mais as interações com os apaixonados pelo tema.
Cruzando os dados de TV e redes sociais, constatamos que em torno de 21% da audiência televisa do Oscar também está nas redes sociais durante a transmissão. E que esta audiência está concentrada no público mais jovem: 61% estão entre 18-24 anos.
O que reforça o papel agregador do Oscar tanto do ponto de vista da interação pelas redes, quanto da diversidade de público, pois enquanto as redes sociais concentram as conversas entre jovens, na TV este público está representado por apenas 16%, pois a grande concentração de audiência televisiva está entre 25-49 anos.
O Oscar é a prova concreta que as redes sociais e a TV se complementam quando falamos de um evento deste patamar. Mas, que verdade seja dita, sabemos que só existe conversa nas redes porque existe o conteúdo da TV. Por isso TV e redes sociais são mídias complementares e, claramente, uma depende da outra quando o assunto é Oscar.
Marcas que estão no Oscar sabem do papel de cada mídia, e são as mesmas marcas que entendem o valor do conteúdo sociável. Por isso falamos que “The Oscar goes to” … marcas que se associam ao conteúdo na TV e que se beneficiam da viralização de sua mensagem nas redes sociais.
Marcela Doria é Vice-presidente de Data & Insights da Turner América Latina