A venda no atual cenário da economia brasileira foi o tema central da edição deste ano do Think with Google, realizado na manhã desta terça-feira (15), no MuBe, em São Paulo. Gleidys Salvanha, diretora dos segmentos de educação, mercado imobiliário, classificados e B2B, afirmou que, em um ano como este, o consumidor mudou o seu comportamento em relação às compras de um modo geral.
“Ele está avaliando mais as suas compras, além de estar considerando mais outros mecanismos, como a troca”, disse. “Ou seja, esse consumidor de hoje está bem mais seletivo”, completou a executiva.
Após essa breve introdução, Gleidys mergulhou no mercado do Google: a internet. De acordo com ela, a tecnologia figura atualmente como a principal fonte de informação para a decisão de compra. A prova da afirmação foi um dado apresentado por ela, que comparou números de 2010 com os deste ano.
Há cinco anos, por exemplo, 82 milhões de pessoas usavam internet no país, enquanto, hoje, este número está em 117 milhões. Houve também um crescimento considerável em relação aos usuários de internet via smartphone. “Em 2010, para vocês terem uma ideia, apenas dez milhões de pessoas tinham acesso à internet via celular. Hoje, esse número é 96 milhões”, exemplificou.
Além disso, a executiva ainda afirmou que, desde o ano passado, a cada R$ 0,10 que o dólar aumentava, crescia, em média, 36% das buscas pela moeda americana no YouTube. Outro dado apresentado pela executiva foi em relação à poupança. “Em 2015, os usuários do YouTube buscaram 3,6 vezes mais por poupança do que no mesmo período do ano passado”, disse.
“Isso deixa evidente que o consumidor está buscando cada vez mais informações”, destacou Gleidys.
VENDAS
Claudia Sciama, diretora de varejo do Google Brasil, em sua apresentação, disse que a expectativa é que o volume de busca via celular deverá superar o volume de buscas por desktop no final deste ano. “Dados como esse mostram que ninguém mais entra na internet, como muitos diziam há algum tempo, hoje, as pessoas já estão na internet”, ressaltou.
Ainda de acordo com Claudia, atualmente, 20% das vendas de e-commerce vem do mobile. “65% das pessoas têm o hábito de pesquisar sobre o comercial que acabaram de ver na televisão no celular”, exemplificou.
O setor imobiliário também foi um exemplo citado pela executiva. “17% das vendas começam nos estandes, enquanto 71% começam na internet”, disse.