Reprodução/Vimeo

Antes de os africanos serem escravizados, eles eram especialistas em muitas áreas, tendo contribuído para a história humana com importantes invenções que vão desde o telescópio até o estabelecimento da base do cubismo nas artes. Tudo isso deveria estar nos livros escolares, mas não está. A Faculdade Zumbi dos Palmares e a J. Walter Thompson Brasil desenvolveram o projeto Black Box que pretende trazer a público histórias invisibilizadas, promovendo o orgulho e conhecimento sobre o legado cultural dos negros.

“Após 300 anos de escravidão no Brasil, é urgente mudar a mentalidade que permeia um passado oculto, fundamental para devolver a autoestima e reparar omissões históricas importantes que estiveram na base do racismo no Brasil. Escolhemos este caminho, através da educação, porque acreditamos que é o começo certo. Ao corrigir o passado, podemos criar um futuro diferente, com mais justiça e oportunidades”, afirmam Danilo Janjacomo, diretor de criação, e Talita Cardozo, head de arte da JWT Brasil.

Foram 15.000 horas de trabalho de pesquisadores, historiadores, jornalistas, professores e pessoas envolvidas com o ativismo negro para dar origem a um livro de 200 páginas que destaca o legado cultural e histórico dos negros. O livro inclui caixas pretas em papel vegetal translúcido que revelam informações históricas importantes e nomes de heróis negros quando as páginas são viradas.

“Quando surgiu a ideia de escrever esse livro, não tínhamos ideia que ele teria tantos assuntos. Mas quando começamos a pesquisar, um mundo inteiro se abriu diante de nós, com descobertas que nunca poderíamos ter imaginado. E o resultado é um material robusto, repleto de reparações históricas e histórias que ninguém no Brasil jamais conheceu”, disse Ariane Polvoni, Editora-Chefe, e Thamara Pinheiro, pesquisadora de conteúdo e redatora do projeto.

O mapa da área de Palmares* foi utilizado para formar todas as imagens do livro através do design generativo. Foi desenvolvido um código para transformar o mapa em pequenas partículas que foram reunidas para formar a imagem, inserindo o DNA da história negra em cada ilustração. Além disso, cada capítulo do livro virou um tema e foi integrado ao currículo de diferentes níveis universitários.

*O quilombo dos Palmares foi o maior símbolo de resistência à escravização da história do Brasil e foi criado nas últimas décadas do século 16, na divisa entre Alagoas e Pernambuco. Lá, sob a liderança de Zumbi dos Palmares, chegaram a se abrigar 20 mil escravizados fugidos

Veja:

 

FICHA TÉCNICA:

Campanha: Black Box (Caixa Preta)

Cliente: Faculdade Zumbi dos Palmares

Agência: J. Walter Thompson Brasil

CEO/CCO: Ricardo John

EDC: Cassio Moron / Rodrigo Da Matta

Diretor de Criação: Danilo Janjacomo

Head de Arte: Talita Cardozo

Design Gráfico: Dandara Hahn, Paula Bustamante

Diretores de Arte: José Oliveira, Leticia Tercini

Editora-chefe: Ariane Polvani

Edição/Motion: Gabriel Maria

Coautores: Cileda dos Santos Sant’anna, Natanael Santos, Patrícia Nascimento, Rosenildo Ferreira, Telma Cezar da Silva

Pesquisa de Conteúdo: Thamara Pinheiro, Renan Damascena, Clecius Gonzaga, Vivian Zeni

Redatores: Marcel Ares, Julia Machado, Thamara Pinheiro, Clecius Gonzaga

PR: Andrea Assef, Vivian Zeni e Livia Martins

Copy Desk e Revisão de Textos: Camilla Savoia

Fotografia: Regis Fernandez

Diretor de Operações: Thiago Segundo

Chefe de Atendimento ao Cliente: Felipe Giacon

Executiva de Conta: Maiara Brinhole

Ilustrador: Simon Fernandes

Chefe de Produção: Maísa Delgado

Equipe de Produção: Fernanda Fiori, Flavio Colella, Leandro Iacovone, Paulo Cesar dos Reis, Ricardo Garcia

Produtora de Áudio: Evil twin- Andre Faria

Produção: Daniel Costa, Sid Fernandez

Planejamento: Stella Pirani, Guilherme Paduan, Renan Damascena

Aprovação do cliente Raphael Vicente