Com apenas quatro anos de existência, o aplicativo chinês Tik Tok virou a sensação entre os jovens de diversas partes do mundo. Segundo dados da consultoria Sensor Tower Analytics, mais de dois bilhões de pessoas já possuem a plataforma de produção e compartilhamento de vídeos. Com conteúdos curtos, criativos e repletos de música, a adesão pelo público brasileiro foi rápida e colocou o app entre os mais baixados do país em 2019.

“Desde o nosso lançamento aqui, recebemos uma resposta muito positiva do mercado e estamos entusiasmados com o forte engajamento dos brasileiros. Todos os dias, usuários de diferentes estilos de vida estão se unindo ao Tik Tok, mostrando as suas habilidades criativas, o seu cotidiano de maneira única e inspirando os outros através de suas experiências com o aplicativo. Temos uma afinidade incrível com os nossos usuários brasileiros e inúmeras atividades ocorrendo no país, que incluem a realização de workshops, atividades e eventos”, comenta Rodrigo Barbosa, community manager do Tik Tok no Brasil.

Ainda segundo Barbosa, embora a plataforma seja global, a companhia está comprometida em construir uma experiência local personalizada para cada mercado de atuação. “Temos uma estratégia de localização forte, em que incentivamos os usuários a criarem conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Nossas equipes de operações locais estão sempre em sintonia para garantir que o Tik Tok forneça o melhor suporte para expandir a criatividade e a descoberta das nossas mais diversas comunidades”, diz.

Rodrigo Barbosa, community manager do Tik Tok no Brasil

O período de isolamento social, causado pela propagação do coronavírus, intensificou o número de downloads e a produção de conteúdo na plataforma. “Isso já vinha ocorrendo antes da Covid-19, mas se intensificou desde o início da pandemia, com as famílias expressando a sua criatividade e compartilhando suas histórias. Neste momento sem precedentes, o que realmente comoveu nossa equipe foi ver a comunidade Tik Tok se unir, mostrar compaixão, força e solidariedade. Isso é inspirador. O Tik Tok tem sido um lugar seguro para a comunidade mostrar que estamos todos na mesma situação”, reforça Barbosa.

Adesão das marcas

De olho nos consumidores que estão no Tik Tok, as empresas e os anunciantes observaram na plataforma uma nova forma para se comunicar. Com isso, eles produzem conteúdo, utilizam influenciadores, trazem hashtags e alcançam resultados positivos. Algumas marcas, como, por exemplo, Guaraná Antarctica, UOL, Ipiranga, CNA, Amaro, Avon e Corinthians, entre outras, já utilizam a base global de usuários do aplicativo para passar suas mensagens e atingir novos públicos.

“Recentemente, também firmamos uma parceria com o Big Brother Brasil, propondo um desafio para as finalistas. Os temas foram alguns dos favoritos dos fãs do Tik Tok no Brasil, com danças, habilidades, desafios coletivos e virais. Também estreamos no Carnaval de Salvador como patrocinadores master do camarote e do trio elétrico da cantora Ivete Sangalo. O Tik Tok também trabalhou com artistas brasileiros como Anitta, Dennis DJ e Luan Santana, e globalmente com artistas como BTS”, expõe Barbosa.

O conjunto de oportunidades para as marcas trabalharem suas estratégias de comunicação e marketing na plataforma é gigantesco. Em maio, o McDonald’s estreou o seu perfil oficial – gerenciado pela agência DPZ&T –, trazendo desafios aos usuários. No primeiro vídeo, a marca convidou os consumidores a apontarem as suas preferências na hora de matar a #FomeDeMc.

Já a Ambev utilizou o aplicativo para fazer o lançamento do produto ‘do bemzinho’, uma versão de 200ml dos sucos ‘do bem’, mais focada para o público infantil. Para a ação, a marca apostou na participação de diversos influenciadores em desafios e danças do Tik Tok.

A Nestlé quebrou paradigmas e selecionou no início do ano um gerente de mar- keting para a marca Nescau, que pertence ao seu portfólio, utilizando os recursos da plataforma. O candidato para a vaga precisava gravar um vídeo mostrando todaa sua criatividade em no máximo 60 segundos.

“Acreditamos que essa forte adesão é uma prova do formato único da nossa plataforma. Ela incentiva a diversão, a criatividade e promove um forte senso de comunidade. Aprendemos que as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade única e a autenticidade da comunidade Tik Tok. Os vídeos imersivos e curtos do aplicativo permitem que as marcas expressem seu conteúdo e voz de forma criativa para alcançar novos públicos, criar afinidade e direcionar tráfego e conversação offline. É muito legal ver como essas empresas também têm abraçado a criatividade e a autenticidade, duas características que são muito presentes em nossa comunidade”, afirma Barbosa.

Questionado sobre a estratégia de monetização do Tik Tok no país, o executivo não revela números e investimentos, mas destaca que o foco atual é fornecer aos usuários a melhor experiência no aplicativo e explorar uma variedade de oportunidades para criar mais valor para a comunidade. “Acreditamos que o aplicativo oferece muitas oportunidades de negócios interessantes para marcas e criadores de conteúdo, que estão empolgados com o Tik Tok como uma plataforma para promover o reconhecimento da marca e envolver novos públicos. Estamos sempre explorando novas oportunidades para tornar essas experiências mais valiosas”, diz o executivo.

Novos horizontes

Apesar de a grande audiência ser de jovens da geração Z e millennials, o Tik Tok reforça que a plataforma possui uma vasta diversidade de usuários. Segundo a Comscore, o número de adultos utilizando o aplicativo pulou de 3,9 para 14,3 milhões entre março de 2018 e 2019. A expectativa para 2020 é seguir crescendo.

“O Tik Tok reduziu as barreiras para a criação de conteúdo, fornecendo ferramentas fáceis de edição no aplicativo. O formato único da plataforma e sua diversidade estimulam e refletem o entusiasmo de novos públicos”, ressalta Barbosa.

Para o futuro, além de entreter, a companhia espera ajudar as pessoas com diversas iniciativas. Em junho, a plataforma apresentou a campanha Mente Milionária, como parte do projeto Learn On Tik Tok, para ensinar usuários do aplicativo conhecimentos sobre saúde, empreendedorismo, educação e finanças. De tutoriais de culinária a dicas de viagem, o feed do projeto conta com mais de 10 milhões de vídeos criados e mais de 85 bilhões de visualizações.

“O Tik Tok não apenas traz alegria e inspira criatividade, mas oferece oportunidades para a troca de conhecimento. O #EduTok é uma das hashtags mais populares do Tik Tok, que incentiva os usuários a criarem conteúdo sobre vários temas com foco em educação, motivação, saúde, bem-estar, economia, empreendedorismo, culinária, moda, beleza etc. É emocionante ver a comunidade da plataforma se unindo e apoiando uma à outra”, explica.

Outra novidade é o lançamento do Tik Tok for Business, ainda sem previsão de lançamento para o Brasil, que vai concentrar as soluções que o app oferece para auxiliar agências e anunciantes na produção e gerenciamento de publicidade na plataforma. Até o momento, cinco modalidades de inserção foram oferecidas: Top View, que exibe anúncios ao abrir o aplicativo; Brand Takeovers, para publicidade de 3 a 5 segundos; Feed Videos, para vídeos inseridos no feed; Hashtag Challenges, para as marcas criarem desafios; e Branded Effects, que traz opção de criar conteúdo em 2D, 3D e realidade aumentada.

“Nossas equipes continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para que eles criem conteúdo de alta qualidade”, finaliza Barbosa.