A Tilibra investiu R$ 2,2 milhões na campanha de volta às aulas 2009, criada pela Talent e que explora o humor com a participação de personagens históricos. Einsten, Napoleão, Tiradentes, Gandhi e Cleópatra protagonizam os cinco filmes animados para TV e mais um viral para internet e cinema. Além de anúncios, o plano de mídia também inclui um hotsite (criado junto com a Garage, que se associou à Talent), onde o internauta poderá assistir ao filme em que os personagens encenam um debate sobre o melhor caderno. Outra novidade este ano é a criação de um site em homenagem à língua portuguesa (desenvolvido pelas duas agências e com ajuda de uma pesquisadora), com jogos e ferramentas interativas cujo prêmio é o conhecimento.
A campanha representa 80% do investimento em mídia do ano da Tilibra e é a maior ação da marca nos últimos anos. “Janeiro e fevereiro são os meses em que mais vendemos cadernos e agendas (90% das vendas do ano), esse é o melhor momento para fazer investimento em mídia. Os estudantes estão saindo das férias e ficam mais atentos a ver as peças publicitárias para depois comprar o material escolar”, diz Wagner Jacob, diretor de marketing da Tilibra.
Sobre o site em homenagem ao português, o executivo conta que se trata de uma ação de oportunidade. “A marca aproveitou a ocasião da reforma ortográfica para ajudar os estudantes nesse momento de transição do idioma, pois somos uma empresa ligada à educação”, fala ele.
A criãção da Talent segue a linha do bom humor explorando a característica de cada personagem para mostrar a importância de ter um bom caderno para fazer um registro histórico. Cleópatra, por exemplo, reforça que sempre foi “moderninha”, Napoleão faz trocadilhos com a expressão “coisas de louco” e Einstein brinca com a famosa teoria da relatividade. “No filme, os personagens exigem estar em um caderno Tilibra. Ou seja, é o caderno onde o conteúdo quer estar”, destaca João Livi, diretor de criação da Talent.
Adquirida em 2004 pelo grupo norte-americano Meadwestvaco, a Tilibra completou em dezembro passado 80 anos. É uma das principais fabricantes de cadernos e agendas e material para papelaria no Brasil. A Tilibra trabalha com licenciamento de personagens da Disney, Mattel, Warner e marcas como Jolie, Menininhas e Capricho, que ilustram a capa de seus cadernos.