Divulgação

Neste mês de janeiro que se aproxima, a Copa São Paulo, tradicional torneio que costuma revelar craques para o futebol brasileiro, terá uma novidade entre os participantes. O Pérolas Negas, time do Haiti fundado em 2011 a partir de uma iniciativa da ONG Viva Rio com a Federação Haitiana de Futebol, jogará o campeonato mais badalado das categorias de base no Brasil e já tem patrocinador. Criada após o terremoto que devastou o país, a equipe será patrocinado pelo Grupo Manga, que desenvolve projetos de comunicação, esporte, saúde, entretenimento e ações de livre marketing.   

Será a quarta vez na história que uma equipe estrangeira participará da competição. O objetivo com a participação do Pérolas Negras é ajudar na projeção internacional do futebol haitiano com um time criado para auxiliar na formação de jovens talentos em um país que há anos enfrenta dificuldades por instabilidade política e desastres naturais. Além, tanto a ONG Viva Rio quanto o próprio time esperam realizar um intercâmbio sócio cultural completo.

Divulgação

Para o Grupo Manga, a oportunidade contribuir para essa integração cultural. “O projeto do Pérolas tem total aderência com nossos valores e posicionamento. Construímos uma empresa de comunicação com muito trabalho, pioneirismo num mercado altamente competitivo. Tivemos que dar muito sangue para chegarmos até aqui. Por isso acreditamos no time do Haiti, pois revelam perfeitamente nosso DNA e história”, explica Marcio Flores, CEO do Grupo Manga.

Uma série de ações foram preparadas pelo Grupo para os jogadores, desde o receptivo no aeroporto pela escola de samba Pérolas Negras até o Réveillon num sítio para toda a comitiva. Os jogos serão comentados em real time pelos canais de comunicação do Grupo Manga, e histórias dos bastidores dos jogadores serão abordadas. Além disso, um minidocumentário também está sendo produzido com a passagem dos jogadores pelo Brasil.