“Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A pergunta é feita, desde 1991, pelo Instituto Datafolha para realizar o levantamento de marcas Folha Top Of Mind, que comemora sua 25ª edição no próximo dia 26, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo site do jornal. O prêmio revela as marcas mais queridas pelos brasileiros e, nestes anos, já entrevistou mais de 147 mil pessoas e pesquisou 109 diferentes categorias, sendo que as mais presentes nestes 25 anos foram cerveja, aparelho de TV, banco, carro, geladeira, margarina, pasta de dentes, sabão em pó e sorvete.
“Mais que um prêmio, o Folha Top of Mind é uma importante ferramenta de negócios, fornecendo dados exclusivos que auxiliam no planejamento de marketing das principais marcas do Brasil”, avalia Murilo Bussab, diretor-executivo de circulação e marketing da Folha de S.Paulo.
Segundo ele, neste ano serão celebradas não só as marcas mapeadas em 2015, mas também as mais icônicas de todo o período. Vale lembrar que, no aniversário de 15 anos da pesquisa, foram homenageadas as sete marcas mais lembradas pelas pessoas até aquela data: Volkswagen, Philips, Coca-Cola, Hellmann’s, Omo, Kibon e Doriana.
Nesta edição entram quatro categorias inéditas: amaciante, esmalte de unha, máquina de café e requeijão. Moto volta a figurar na lista de pesquisa depois de algumas edições e duas categorias se uniram: smartphone e tablet. Para o resultado deste ano, foram entrevistadas 8.142 brasileiros acima de 16 anos. O estudo foi feito pelo método Intercept, utilizando questionários estruturados, distribuídos geograficamente em 244 municípios de todas as regiões do país.
A premiação segue com o conceito “Um prêmio de peso e de memória”, atrelado a um simpático elefante, mascote do evento. “A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha há 25 anos, é um dos grandes diferenciais da tradicional premiação. O levantamento, feito com milhares de brasileiros, em todas as regiões, demonstra com clareza o que está na mente do consumidor”, diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
Na primeira edição, em 1991, entraram apenas 17 categorias de produtos, que ultrapassaram 50 ao longo do tempo. Com o tempo, foram sendo incorporadas categorias, como, por exemplo, Preservação do Meio Ambiente, Top Feminino (marcas mais lembradas por mulheres) e Top Popular (destaque para a classe C).
A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.