Não é só no nome que a torcida do Corinthians é fiel. Segundo levantamento feito pela Arena Corinthians, 75,6% dos torcedores se dizem muito leais à marca e aos patrocinadores do clube. A pesquisa foi desenvolvida pela Armatore – Market + Science, especializada em monitoramento de mercado e análise do comportamento do consumidor.

Divulgação

Realizado com 12 mil sócios do programa Fiel Torcedor, o estudo avaliou o perfil socioeconômico do “bando de loucos” que frequenta o estádio, além de avaliar suas impressões sobre os serviços prestados pela Arena. O público é formado majoritariamente por pessoas de 30 a 39 anos, que representam 37,9%. Já a renda familiar média principal é entre R$ 3.520 e R$ 8.800, enquanto o grau de escolaridade mais evidente é o Superior Completo (41,7%).

“Esse trabalho coloca o Corinthians à frente de outros clubes no Brasil, ao ouvir o torcedor e usar esses insights para tomada de decisão. Nos dias atuais, torna-se cada vez mais importante trabalhar com big data, ou seja, com os dados comportamentais do seu público de interesse”, destacou Fernando Fleury, diretor da Armatore.

Como exemplo da utilização dos dados para ajustar a estratégia da Arena Corinthians, Fleury lembra os resultados das pesquisas feitas em 2015 e 2016. “Os levantamentos anteriores resultaram em decisões importantes, como a nova precificação dos ingressos para a temporada e a criação do Esquenta da Fiel, já que as informações mostravam que o torcedor vem reconhecendo, cada vez mais, a Arena como um espaço de entretenimento e interação social, e não apenas um estádio de futebol”, destacou o executivo.