Touro de Ouro havia sido instalado no dia 16 de novembro, em frente ao prédio da B3 (Reprodução/Linkedin Paulo Spyer)

A Bolsa de Valores brasileira (B3) retirou a estátua Touro de Ouro, que havia sido instalada na frente do prédio no Centro de São Paulo, na noite desta terça-feira (23).

A estátua foi considerada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), como uma violação dos artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa e, por isso, a Bolsa deve ser multada.

De acordo com a CPPU, a decisão foi tomada durante a 20ª Reunião Extraordinária da Comissão e, por 5 votos a 4, foi decidido que o Touro tem caráter predominantemente publicitário ou promocional. Segundo o g1, os conselheiros entenderam que o monumento faz referência a uma das patrocinadoras da obra, a empresa de educação financeira Vai Tourinho, do economista Pablo Spyer e da XP Investimentos.

A Comissão também avaliou que o responsável pela estátua infringiu a lei ao instalar o Touro sem a autorização prévia da CPPU. O valor da multa ainda vai ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde a estátua foi instalada.

O animal foi embalado em plásticos para evitar que fosse danificado na retirada. O vídeo da remoção foi publicado nas redes sociais pelo próprio Pablo Spyer. Veja abaixo: