A tecnologia e durabilidade já conhecidas, agora acrescidas de um design inovador – são essas as principais características do Novo Corolla, que chega à sua 11ª geração com a condição de líder de vendas do mercado automobilístico mundial – desde 1966, quando o modelo foi lançado, foram quase 40 milhões de unidades comercializadas.
Segundo Roger Armellini, gerente de marketing da Toyota, o modelo, disponível no mercado a partir deste final da semana, traz a evolução daquilo que sempre foi o DNA da marca, acrescido de um design contemporâneo, com alterações principalmente na frente do automóvel, bem mais arrojada do que os anteriores.
“Melhoramos o que já tínhamos de excelência para mantar a fidelidade do nosso público. E, com este novo desenho, queremos também trazer para a marca um público que valoriza o aspeto visual”, diz, informando que o consumidor do Corolla é hoje o mais fiel do mercado automobilístico. “Cerca de 65% dos nossos consumidores, quanto trocam de carro, optam por um outro Corolla. Creio que com a mudança significativa que o modelo sofreu esse índice será ainda maior na próxima troca”, afirma.
O executivo diz que este é o grande lançamento do ano da montadora de origem japonesa e, sem revelar números, consumiu uma parcela significativa da verba anual de marketing da Toyota no país. Ele está sendo produzido na unidade fabril de Indaiatuba, interior de São Paulo, e comercializado no Brasil e na Argentina. Modelos como o Cruze (GM), Jetta (Volkswagen) e Civic (Honda) continuam a ser seus principais concorrentes. Nos últimos 10 anos, o Corolla liderou por sete a categoria de sedãs médios.
Campanha
“Novo Corolla 2015. Mais irresistível do que nunca” é o conceito da campanha criada pela Dentsu, que traduz o sentimento de paixão que a marca quer proporcionar nos consumidores. “O consumidor do Corolla é fiel e compra o modelo pelo que ele representa. Porém, novos consumidores devem chegar movidos pela paixão. Quando as pessoas querem comprar um novo carro, antes de pensar de forma racional, se deixam levar pela emoção, pelo design, pelo símbolo que aquele automóvel irá representar na vida dela. E é isso que o trabalho pretende passar”, afirma Mario D’Andrea, presidente e CCO da agência. “Ou seja – se o Corolla já era uma compra racionalmente correta, agora também é emocionalmente. Quem já se apaixonou sabe como é essa sensação de bem-estar e quase euforia que se vive. Queremos que os consumidores se apaixonem pelo carro”, completa.
O filme que funcionará como carro-chefe da divulgação, com duração de 60 segundos e duas versões de 30 segundos para TVs aberta e fechada, foi rodado em Curitiba – segundo D’Andrea, cidade que reúne características comuns ao país e à Argentina, os dois mercados onde ele será veiculado – e mostra um homem que acabou de comprar o carro completamente apaixonado por ele. Tudo o que acontece durante o percurso é, na verdade, como ele se sente ao dirigir o novo Corolla. Ao fundo, o clássico “For once in my life”, de Steve Wonder, gravada por Junior Meirelles. A produção é da Zola, com direção de cena de Carlos Manga Jr. Marcus Meireles, Marcelo Camargo, Eduardo Ataide e Caique Mazaneck assinam a criação da campanha, sob direção de criação de D’Andrea e Filipe Cuvero.
O trabalho também contempla rádio, cinema, mídia impressa e ampla estratégia na mídia online, além de uma mala-direta, distribuída a jornalistas e blogueiros do setor automobilístico. Nela, uma peça, quando aberta, traz um semáforo inteligente que indica a data do lançamento oficial acendendo as luzes, vermelha, amarela e verde, por meio do uso de uma placa eletrônica com chip.