A Toyota manteve-se no topo das marcas automotivas mais valiosas, sendo avaliada em US$ 25,98 bilhões de acordo com o ranking Auto 50 deste ano da consultoria BrandFinance. O valor da marca japonesa aumentou 6,2% em relação a 2012, quando estava indicado em US$ 24,46 bilhões.
A maior surpresa, porém, ficou por conta da Volkswagen, que subiu da quarta para a segunda posição ao ultrapassar as também alemãs BMW e Mercedes-Benz. De US$ 17,76 bilhões no ano passado, a marca passou a valer US$ 23,66 bilhões em 2013, um aumento de 33,2% na base anual.
O domínio entre as dez primeiras marcas do ranking é das empresas alemãs e japonesas. Além das três já citadas, a Alemanha ainda tem a Porsche na oitava colocação. Já o Japão tem a líder Toyota, a Nissan no sexto lugar e a Honda no sétimo. Completam a lista a americana Ford (5ª), a coreana Hyundai (9ª) e a francesa Renault (10ª).
Mitsubishi e Skoda foram as marcas que registraram as maiores quedas: a japonesa desceu 11 posições, do 21º para o 32º lugar, enquanto a descendência da checa foi ainda maior — da 20ª para a 40ª colocação. Entre as que mais subiram no ranking estão a sueca Volvo, que foi do 33º para o 27º lugar, e a britânica Jaguar, que saltou do 27º para o 21º posto.