Kraft Foods Brasil e BRF Brasil Foods, parceiras desde 2008 no segmento de queijos processados, por meio da Joint Venture K&S, unem-se mais uma vez para trazer um novo produto ao mercado. Trata-se do leite aromatizado Trakinas Shake, que marca a entrada da marca Trakinas na fatia de bebidas lácteas. O produto foi licenciado para a BRF, responsável pela sua produção (na fábrica da companhia em Carambeí, no Paraná) e distribuição.
“Além de estar no top of mind na categoria biscoitos recheados, Trakinas consegue falar diretamente com as crianças sem esforço. Como inovação e diversão são características importantes para a marca, sentimos que fazia todo sentido expandi-la para outras categorias, possibilitando seu consumo em diferentes ocasiões”, afirma Sarah Buchwitz, gerente de marca da Trakinasl.
Disponível nos sabores chocolate e morango, a bebida é rica em cálcio, vitaminas e minerais e possui teor reduzido de sódio e gorduras. “Vamos oferecer um produto diferenciado, com todo o sabor de Trakinas, pouco calórico, muito nutritivo e fabricado por meio de uma tecnologia que permite o efeito ‘shake’, com alto nível de cremosidade”, explica Luciane Matiello, diretora de marketing de lácteos da BRF.
Desde a discussão estratégica e concepção do produto até o resultado final, foram 12 meses de trabalho, envolvendo um time multifuncional com membros das duas empresas. “Apesar de algumas funções serem divididas, outras, como a aprovação do produto final e o cumprimento às políticas de qualidade, foram desempenhadas em total parceria. Também faremos uma série de ações cruzadas em pontos de venda”, conta Luciane. O lançamento, previsto para esta semana, será realizado em todas as praças em que o biscoito é comercializado, com foco nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a marca é consolidada.
Novo posicionamento
Paralelamente, a Kraft anuncia a adoção de um novo posicionamento para Trakinas, que passa a ter como foco crianças de 10 a 12 anos – as chamadas “tweens”, em fase de transição entre infância e adolescência. “Adotaremos uma linguagem mais moderna para falar com esse público, mas também aspiracional para crianças de sete a 10 anos. Nesse sentido, é fundamental estarmos cada vez mais presentes no meio digital, onde essa criança já nasceu inserida”, ressalta Sarah.
Entre as ações online estão a reformulação do site de Trakinas, voltado ao público-alvo, e a criação de uma página no Facebook direcionada às mães. As demais estratégias que compõem o plano de comunicação devem ser definidas até o segundo semestre do ano. “Faremos uma campanha 360º para trabalhar com os dois targets: o shopper e o consumidor final. Nossa pretensão de market share é ficar entre os três líderes do mercado em até cinco anos”, diz Luciane.
Segundo levantamentos do Euromonitor, Nielsen e estudos internos realizados pela Kraft Foods e BRF, o mercado de aromatizados é um dos maiores na categoria de lácteos e fatura cerca de R$ 1 bilhão por ano, com mais de 200 milhões de litros vendidos. Entre as ações da marca para 2012, está, ainda, o lançamento dos sabores Sorvete de Limão e Sorvete de Frutas Vermelhas, apresentados em embalagens desenvolvidas a partir do licenciamento do filme “Era do gelo 4”.