Criada pela J. Walter Thompson, a Tramontina lança uma ação inovadora como forma de alertar para o principal motivo do desmatamento no país: a extração de lenha. Animais como pássaros, macacos, cobras, tatus e jacarés foram esculpidos em madeira formando verdadeiras obras de arte. O minucioso trabalho é da artista Lucas Strey.
As peças trazem uma mensagem gravada: “Queimando esta lenha de mata nativa você queima também os animais. Use lenha ecológica Tramontina”. A iniciativa faz parte da ação “Lenha de Animais”. Anualmente, são derrubados 600 mil hectares de florestas brasileiras, prejudicando árvores, plantas e animais.
Além do alerta contra derrubadas de mata nativa, a ação sugere uma alternativa que não prejudica o meio ambiente: a Lenha Ecológica Tramontina. O produto 100% ecológico, conhecido como Briquete, é feito a partir da serragem de madeira reflorestada, gerada no processo de usinagem de cabos de ferramentas. Com isso, 8,5 mil árvores são preservadas na natureza. A Tramontina ainda mantém áreas de preservação permanente, algumas ainda sem a intervenção humana, e áreas em fase de recuperação, com o plantio e o manejo de espécies nativas.
A J. Walter Thompson desenvolveu um vídeo que mostra cada detalhe da ação. Também foram criados kit especiais que foram entregues em estabelecimentos que utilizam lenhas, para entidades e formadores de opinião engajados em causas sustentáveis.
Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-4go-Ykmwyo
Ficha técnica
Título: Lenhas de Animais
Agência: J.Walter Thompson Brasil
Cliente: Tramontina
Serviço: Jardinagem
CCO: Ricardo John
Head of art: Fabio Simões
Direção de Criação: Diego Wortmann e Mariana Borga
Redator: Rodrigo Rocha
Diretor de Arte: Diego Vieira
Atendimento: Daniela Flores, Fernanda Knijnik e Lilian Chwartzmann
Produção Gráfica: Vivian Land e Josiane Toniolo
RTV: Daniela Flores e Fernanda Knijnik
Produtora de vídeo: Bloco Filmes
Diretor: Gabriel Gomes
Produtora de aúdio: B Sound
Fotografia: Leticia Remião e Eduardo Bussolin
Ilustração: Romeu e Julieta
Artista visual: Lucas Strey
Aprovação: Rosane Fantinelli e Nestor Giordani