A América Latina vai alcançar 439 milhões de usuários de celulares em 2014, um crescimento de 4,1% em relação ao ano passado, segundo estimativas da eMarketer. 193,5 milhões desses usuários, ou 44,1% do total, vão se conectar com a internet via smartphones, representando um incremento de 24,2% sobre 2013.

Um estudo conduzido pela Easy Solutions em maio e junho deste ano mostra também o crescimento do número de usuários na América Latina que escolhem conduzir suas transações bancárias via mobile devices. Em 2012, apenas 15% usavam mobile banking, sendo que este ano este percentual deve atingir 50%. Desde 2010, nove entre dez internautas usam consistentemente desktops e laptops como canais para fazer suas transações bancárias e pagamentos.

Obviamente, que esse uso varia entre as regiões. O estudo mostrou que 59% dos internautas da América Central e Caribe (Costa Rica, República Dominicana e Panamá) usam seus smartphones para realizar transações bancárias, enquanto que no Brasil – maior mercado de mobile na América Latina – esse percentual é de 36%, segundo estimativas da eMarketer.

Quando questionados sobre o seu device preferido para realizar transações bancárias no ambiente digital, 33% dos respondentes disseram que optam por celulares ou tablets, enquanto que 61% citaram a preferência por desktop ou laptop – a pergunta não incluía a realização de pagamentos. No total de realizações bancárias, apenas 14% dos consumidores preferiam mobile devices, enquanto que 74% mencionaram desktops e laptops.