Tudo o que fazemos com o auxílio de um instrumento digital torna mais fácil, já que simplifica a obtenção de dados, análises e insights. Um exemplo prático é quando utilizamos um smartwatch na academia, que nos mostra quantas calorias gastamos, quantos quilômetros corremos, entre outras informações. Ao ter algum dispositivo coletando e analisando indicadores automaticamente, conseguimos ter acesso a informações que não seriam possíveis de serem adquiridas em tempo real e de maneira precisa.
No mercado de mídia não é diferente! Veiculações feitas por meio de um veículo digital trazem informações exatas sobre tudo que acontece em uma campanha, até por estar naturalmente inserido em um ambiente tecnológico e por terem por trás ferramentas que auxiliam na captação de dados.
Número de pessoas impactadas, número de cliques, perfil do público que converte mais, são algumas das dezenas de métricas que são possíveis de se obter na mídia online. Já existe, inclusive, veiculações que comparam quais veículos trazem maior performance em relação à boletos pagos no final de u processo de compra em um e-commerce.
Porém, devemos ter um cuidado redobrado ao contratar um anunciante para nos ajudar nessa tarefa, pois as campanhas veiculadas no ambiente online podem ser fraudadas com mais facilidade. Por exemplo, já existem robôs que simulam cliques, mostrando no relatório final que a campanha foi um “sucesso”.
Por isso, a todo momento, surgem novas métricas e ferramentas para avaliar o desempenho das campanhas feitas no ambiente digital. O importante é que, quanto mais dados são possíveis coletar, maior a possibilidade de identificar tanto os erros quanto os acertos em uma veiculação online, inclusive fraude!
Portanto, a melhor forma de identificar, e principalmente se prevenir desse tipo de situação, é investir em ferramentas que analisam e garantem qualidade e segurança de nossos parceiros e fornecedores. Em breve, quando isso for um requerimento padrão para todos o mercado, todos tendem a se beneficiar.
Victor Canô é CEO da Cazamba