Fundada em 2007 por Alex Miranda e Gabriela Lemos, a Trator Filmes, uma das principais produtoras do mercado publicitário, passa a investir com mais ênfase na área de Entretenimento e Projetos Especiais. Comandada pelo português Victor Lemos, há pouco mais de dois anos e meio na empresa, o departamento responde ainda por cerca de 25% do faturamento, mas a meta é que, até o início de 2014, essa representatividade chegue a pelo menos 40%. “Estamos investindo em equipamentos, ilhas de edição e, principalmente, em equipe”, afirma Lemos.
Ele se refere às contratações da produtora-executiva Fernanda Wai, do produtor Marcel Rodrigues e da criativa Verônica Zacharias – esta, vindo de agências como Y&R, Africa e outras. O trio está há cerca de três meses na Trator. “Também tem a Lei da TV Paga, com sua obrigatoriedade de um maior conteúdo nacional da TV por assinatura. E os próprios projetos que estamos alinhando com os canais, como o Multishow, o Grupo Viacom, entre outros”, diz.
Lemos acredita que o principal ponto da lei é permitir uma maior profissionalização do mercado. “Estamos engatinhando, se nos comparamos com mercados como o americano. E, por conta da lei, o setor começa a se refinar. Quanto mais ele gira, gera mais dinheiro e a qualidade das produções aumentam. E um bom produto é sempre mais fácil de vender”, ressalta. “Fora isso, vemos produtoras pequenas trabalhando mais e, por consequência, ganhado experiência. Não é o caso da Trator, mas aqui mesmo nós sentimos que a lei está fazendo com que nosso expertise de produção aumente, aumentando a conversa entre os canais – nós, emissoras e anunciantes, já que estes estão vendo a possibilidade de estar mais próximos de seus consumidores por meio de obras de conteúdo e entretenimento”, completa.
Produções
Com quatro diretores de cena na casa – Alex Miranda, Fred Ouro Preto, Raul Machado e Daniel Baccaro – e mais alguns que podem ser utilizados em trabalhos específicos, por conta de um acordo com a Casta Diva, de Buenos Aires, a Trator conta com muitos projetos de entretenimento e conteúdo em andamento. “Mas que nem sempre trazem um faturamento tão rápido. Primeiro, porque são mais autorais e exigem um maior tempo para ficar pronto. E também porque as marcas que patrocinam devem sempre estar alinhadas com o conteúdo oferecido”, ressalta Lemos.
Quatro documentários da Trator foram selecionados e exibidos na Mostra de Cinema de São Paulo: “CutBack”, que narra a trajetória do surfista Teco Padaratz, bicampeão no WQS e que ajudou a transformar a história do surfe no Brasil nos anos 90 – hoje com ídolos como Adriano de Souza, o Mineirinho, um dos melhores do mundo no esporte; “Carnaval no meu quintal”, sobre o Carnaval de Salvador; “A alma roqueira de Noel”, que conta a história de Noel Rosa por meio do olhar de Paulo Miklos, dos Titãs; e “Comercial”, um documentário que reúne alguns dos principais nomes do mercado publicitário. Todos foram dirigidos por Alex Miranda. Também do diretor, ainda está em desenvolvimento “Marginal”, sobre as caóticas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo.
Outro projeto autoral de Miranda é “Pelada – futebol na favela”, que está sendo rodado em comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. “A intenção é mostrar como é o contraste entre o sonho dessa molecada pobre que joga futebol aos finais de semana, e a realidade do dia a dia da vida deles. Tivemos a participação de Emerson Sheik, atacante do Corinthians, e o ex-jogador Cafu também deve participar”, afirma Lemos. “Também teremos a participação de músicos. Um deles é o Edi Rock, dos Racionais, que tem uma ligação muito forte com o futebol e a cultura da periferia. Ele será praticamente o embaixador do filme”, revela.
Ainda em pré-produção está “Juão Sebastião”, com direção de Daniel Baccaro e roteiro de Deborah Andrade, que irá contar a história do bar homônimo, da região central de São Paulo e frequentado por Chico Buarque, Elis Regina e outros artistas nos anos 60. Também era um reduto de militantes contra o regime militar da época.
E, em relação às produções para TV, há o “Diário quase secreto”, do Multishow, apresentado por Gil Jung, às 23h45 das terças, no qual vai a feiras e outros redutos eróticos do mundo inteiro. “A direção é do Raul Machado. Que também está por trás do ‘Sem direção’, um talk show com dois episódios gravados e que serão exibidos em dezembro, no mesmo canal”, afirma. Nele, o repórter e humorista Fernando Muylaert, dentro de um ônibus, entrevista figuras conhecidas – e polêmicas – que vão de João Gordo a Rita Cadillac, passando por Alexandre Frota. “É capaz que vire uma atração fixa a partir de 2014”.