Muitos brasileiros têm o hábito de viajar para o exterior e comprar produtos de marca ou que são mais caros no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, três em cada dez (28%) entrevistados das classes A, B e C compraram produtos considerados de luxo em viagens ao exterior.

Segundo dados da pesquisa, 43% afirmaram já ter viajado para fora do país. A porcentagem aumenta entre os homens (48%) e entre pessoas de classe A e com escolaridade superior (77% e 69%, respectivamente). Foi identificado que 15% das pessoas viajam para outro país pelo menos uma vez por ano.

Se considerar apenas as pessoas que já viajaram para fora, 67% compraram produtos de luxo e, destes, 12% fizeram a viagem com o objetivo de fazer compras de luxo. Entre os itens mais adquiridos, estão: roupas e calçados (72%), perfumes (63%) e eletrônicos (46%).

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, muitos desses itens de luxo são comprados no exterior com preços menores. “Por conta da elevada carga tributária no Brasil, muitos consumidores preferem consumir em países onde o preço valha mais a pena, já que têm menos impostos”, diz. “Mesmo com a economia brasileira debilitada, muitos produtos ainda estão com o valor reduzido se comparado com o praticado por aqui, principalmente as roupas e alguns eletrônicos.”

Em fevereiro e março de 2015, 945 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e pertencentes às classes A, B e C, foram ouvidas nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais com margem de confiança de 95%.