O cenário do marketing está mudando rapidamente ao longo dos anos e os profissionais da Geração Y ou Millennials, como são chamados aqueles que nasceram entre 1980 e 2000, veem um futuro brilhante pela frente. Essa é uma das conclusões da pesquisa ‘Millennial Marketers: The best is yet to come’ realizada pela Adobe em parceria com o instituto Edelman Berland, em que 356 profissionais de marketing (entre 18 e 34 anos) foram entrevistados nos Estados Unidos.
A pesquisa afirma que para 48% dos consultados, o marketing hoje está totalmente diferente do que quando eles começaram e, para 46%, um novo canal ou termo é encontrado todo mês. Prova disso é que, atualmente, o conteúdo está sendo otimizado em 2,5 vezes mais dispositivos que há três anos, passando de quatro para dez.
Ainda segundo o estudo, os profissionais de marketing da geração Y estão encorajados com as mudanças, mas lutando para se manter no mercado. Cerca de 55% se sentem desafiados; 31% despreparados; 24% sobrecarregados. Além disso, 58% concordam que o profissional de marketing ideal deve ter muito conhecimento em tecnologia, mas apenas 25% acreditam estar nesse perfil.
Há uma grande empolgação sobre o potencial em Internet das Coisas, Wearables e Mobile. Aproximadamente 77% afirmam que a Internet das Coisas (definida como dispositivos diários, objetos e máquinas que podem se conectar a internet, permitindo enviar e receber dados) tem um grande impacto no marketing; 54% veem que dispositivos Wearables são as chaves para o crescimento da área nos próximos três anos; e 58% disseram que o Mobile é o grande motivador das mudanças que virão no marketing.
Três a cada quatro profissionais acreditam que esse é o começo de uma era de ouro no marketing. Isso porque a audiência, para 61%, é mais aberta para o marketing, que se transformou em uma forma de entretenimento. Com isso, as gerações mais novas, segundo 79%, têm um melhor entendimento de social e mobile marketing e, ainda, 93% acreditam que as mudanças são uma oportunidade e não uma ameaça.