Sabe no que o Vale do Silício e a cultura de inovação vão influenciar a comunicação e o marketing do Brasil em 2015? A Riot, em parceria com a network de startups globais Partnered, lançou um vídeo explicando as três maiores tendências que devem chegar ao país no próximo ano.
“A RIOT acredita que, fomentando a inovação, pode também contribuir para que todo o mercado seja nivelado por cima. A Partnered é uma empresa líder em educação disruptiva, recém-chegada ao País, com grande expertise para contribuir neste sentido. A lição que tiramos de tudo isso é que as estratégias de marketing mais eficazes serão aquelas que gerarem valor real para os consumidores, melhorando de alguma forma suas vidas”, afirmou Walter Motta Junior, head de parcerias da RIOT.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=Uf3zH8oox-c
Tecnologia + experiência
Tecnologias que melhoram a experiência em lojas físicas, como é o caso dos beacons, que devem crescer 287% nos próximos quatro anos, totalizando mais de cinco milhões de unidades instaladas. Cada vez mais as pessoas preferem comprar por meio do e-commerce por conta da praticidade que ele proporciona. Por isso, as lojas de produtos e serviços vêm se reinventando para continuar atraindo consumidores para os espaços físicos, oferecendo ações que sejam também práticas e, ao mesmo tempo, divertidas e personalizadas.
Pagamentos móveis
Essa tendência já faz parte da rotina dos brasileiros para pagamentos em aplicativos de táxi, por exemplo, porém, com cobrança de taxas nas transações. Por outro lado, o bitcoin, considerada a tecnologia para pagamentos mais revolucionária de 2014, e sem cobrar taxas, torna-se uma alternativa poderosa em relação aos cartões de crédito. No total, investidores injetaram mais de 400 milhões de dólares em startups relacionadas ao bitcoin. Diante deste cenário amadurecido, profissionais de comunicação e marketing devem estar atentos a esse movimento para atualizar a maneira de pensar e corresponder às expectativas de mudança do mercado.
Wearables
Novos produtos como pulseiras de monitoramento cardíaco ou de estudo do sono são referências em tecnologia e a promessa é que cheguem com tudo no mercado brasileiro em 2015. Se pagamentos móveis já foram revolucionários, imagine o dia em que pagaremos contas com as batidas do coração. E o potencial de crescimento desse mercado é grande: os investimentos em aparelhos que podem ser vestidos aumentaram 135% em 2013 e em agosto deste ano bateu novo recorde.