A Agência Tudo deu início à operação que contempla a ativação de projetos regionais para as marcas Brahma, Skol e Antarctica, todas da empresa de bebidas Ambev. O primeiro grande projeto envolve o Carnaval de São Paulo, que tem patrocínio da Skol. A ambição é transformar a data em um território mercadológico estratégico para Skol, muito além da exposição de materiais promocionais e a venda de produtos através de oito mil ambulantes cadastrados. Todos receberam treinamento específico para padronizar a operação.
Dos 491 blocos carnavalescos cadastrados pela Prefeitura de São Paulo, a Skol está envolvida diretamente com 60, entre os quais o Sargento Pimenta, que reúne 50 mil foliões. A festa Feriado redondo, realizada no último dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, no espaço Monumento das Bandeiras, foi o marco da estratégia, com uma adesão de 40 mil pessoas. A estratégia também envolve o Carnaval de Ribeirão Preto.
Segundo Maurício Magalhães, presidente da Tudo, o interesse da Ambev é organizar o Carnaval paulistano e transformá-lo em um dos melhores do país. “Em termos de tamanho, é o Carnaval que mais cresce no país e tem toda a possibilidade de disputar a preferência com cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, por exemplo. É uma cidade que tem infraestrutura e já conta com mais blocos do que o Rio, só perdendo em volume de integrantes”, explica Magalhães, que integra o conselho de comunicação do governo João Doria, em São Paulo.
Se Skol vai estar associada à folia, o aproveitamento de Brahma será com música sertaneja, não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro. O propósito é marcar presença em eventos agropecuários de grande porte, feiras, shows e casas noturnas que associam a sua imagem ao gênero. A linha Antarctica, que domina o Carnaval fluminense, ainda está com a estratégia sendo planejada.
A Tudo tem expertise em ações regionais. Ela organizou um estudo batizado de Arroz de Festa, que detalhou mais de 600 eventos em todo o país nas áreas de música, cultura, moda, beleza, rural, esportes, bem-estar, gastronomia e religiosos, como o Círio de Nazaré, em Belém. A análise não se restringiu aos aspectos geográficos, mas também aos patrocínios, organização e oportunidades. “Temos um olhar direcionado para entender o Brasil que abriga muitos Brasis. Cada um deles tem hábitos de consumo bem diferentes. A Tudo, com sua experiência multiplicada, pode ajudar a Ambev, por exemplo, a impulsionar negócios com linguagens pertinentes a cada mercado”, explica Magalhães enfatizando que o namoro com a Ambev já durava algum tempo. “No fim do ano passado o diretor de negócios Iron Neto acelerou o contato com o anunciante, que buscávamos há algum tempo, e teve a boa notícia que marcou nossa festa de Réveillon”, acrescentou.
“Em 11 anos de atuação, a agência tem se destacado por conectar grandes marcas a pessoas, através de projetos transformadores. O desafio de trabalhar com as três maiores marcas de cervejas, nos dois maiores mercados brasileiros (Rio e São Paulo), é um incentivo para nossas equipes”, finaliza Iron, lembrando que este ano chegou à carteira de clientes da Tudo a Thomson Medical Centre.