Em 2019, uma pesquisa da Booking.com feita com 22 mil pessoas já apontava que 51% dos entrevistados só iriam viajar em 2020 se pudessem levar seus pets, e 59% pagariam mais por uma acomodação pet friendly. Como salienta Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina, os dados não surpreendem considerando que “65% dos brasileiros com um bicho de estimação dizem que seu pet é tão importante quanto um filho”, número que supera a média global (55%).

Outro levantamento da plataforma, este em 2020, revelou que 40% dos viajantes brasileiros dizem que a escolha de onde ficar depende de como seus pets serão recebidos. E que o uso do filtro “aceita pets” na busca por acomodações mais do que dobrou no mundo desde o início da pandemia.

Relação mais próxima entre tutores e pets impulsiona busca por locais e empresas que recebam bem os animais e ofereçam segurança, cuidado e carinho durante viagens (Crédito: Josh Rakower/Unsplash)

Respondendo essa demanda crescente, o número de propriedades pet friendly na Booking.com também aumenta em nível global. “Há ofertas de serviços sob medida e comodidades como camas, serviços de spa e de quarto especializados e até restaurantes para eles”, exemplifica.

Outra pesquisa reforça que a pandemia deu novos contornos ao comportamento de ver os pets como integrantes da família. Dados de 2020 do Hoteis.com apontam que 82% dos participantes querem viajar levando seus animais de estimação. O mesmo levantamento sinaliza um aumento de 300% nas pesquisas por hotéis pet friendly no último ano. Diante de tudo isso, a preparação das empresas para a retomada a níveis pré-pandêmicos inclui também novidades para atender quem não abre mão da companhia de seus bichinhos.

Pessoas não querem deixar animais sozinhos (Crédito: Raoul Droog / Unsplash)

A CVC vai expandir com pacotes ainda mais completos para esse segmento. As novidades incluem aumento do portfólio de hotelaria pet friendly, chegando a mais de 460 hotéis parceiros, e inclusão de serviço de transfer para pet, inicialmente em João Pessoa (PB) e Natal (RN). A próxima fase prevê mais serviços e diferenciais.

Nathalia Pacheco, gerente de produtos da CVC Corp, afirma que este com certeza será um segmento importante nesta retomada do turismo. “E estamos certos de que haverá cada vez mais opções de destinos e de parceiros pet friendly. Essa diversificação de portfólio é, sem dúvida, uma vantagem competitiva. Para o lançamento, previsto para outubro, nosso marketing fará um forte trabalho de direcionar os destinos que aceitam pets, reforçar os requisitos e oferecer as melhores e mais completas opções para quem busca esse serviço”, diz.

O ALL (Accor Live Limitless) e a Mars Petcare se uniram para ampliar a oferta pet friendly em mais de 300 hotéis da empresa no Brasil. A parceria é fruto do programa Better Cities for Pets, liderado pela Mars Petcare. Roberta Vernaglia, vice-presidente de marketing e digital strategy Accor América do Sul, explica o investimento. “Os pets são parte fundamental de nossas vidas e de nossos clientes. Nos unimos à Mars Petcare, que traz sua experiência no cuidado com os pets para avançarmos nessa fase”, afirma.

Sheila Guebara, diretora de assuntos corporativos da Mars Petcare, observa o protagonismo dos pets e não somente pelo número de adoções crescente. “As pessoas vêm ressignificando a relação com os animais de estimação. A Mars Petcare acredita realmente na transformação desse comportamento das pessoas, em compartilhar mais experiências com eles”, comenta.

As mudanças consideram a jornada da família que se hospeda com pet. Alguns destaques estão na aceitação também de gatos e preparação dos colaboradores para receptividade dos pets e suas famílias. Os animais acomodados nos hotéis da rede receberão um kit de boas-vindas, com caminha, comedouro e bebedouro, para utilizar na estadia. Há ainda ações de descontos.

Em parceria de Accor e Mars Petcare, animais hospedados ganham kit de boas-vindas (Divulgação)

Com envolvimento da iniciativa privada e do poder público, pipocam iniciativas para promover a convivência entre tutores e pets em cidades turísticas. Há alguns dias a Orla Rio anunciou “o primeiro quiosque pet friendly e com estrutura pet park do país”. A iniciativa tem parceria com a Coveli, empresa de produtos para pets, e a American Pet, rede de pet shops. Localizado na praia da Barra da Tijuca, o local terá 50m2.

No Nordeste, a Prefeitura de Fortaleza (CE) indica que será a primeira cidade do Brasil com uma política pública de turismo para animais de estimação. O projeto Fortaleza Pet Friendly é feito por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) em parceria com a Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Coepa) e Sebrae-CE.

Ao Mercado & Eventos, Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, ressaltou a importância no consumo. “Hoje, ter ou não a opção de levar seu pet nas férias se tornou fator decisivo na escolha do destino, bem como na duração da viagem”.

Enquanto parte do setor se adapta, quem já nasceu para atender este segmento ganha ainda mais projeção. É o caso da Pousada LeAnge, em Petrópolis (RJ). “Não temos restrições quanto ao porte ou raça do seu pet, também não cobramos taxas adicionais para a vinda deles. Seu pet tem liberdade total para acessar as nossas comodidades”, se apresenta em suas plataformas. Já Igaratá (SP) tem a Gaia Viva, conhecida como “pousada para cães, que também aceita humanos”. “Só recebemos quem viaja com cães”, ressalta no site.

Em Igaratá (SP), a Pousada Gaia Viva é direta: “Só recebemos quem viaja com cães” (Reprodução site Gaia Viva)

NA CABINE OU NO BAGAGEIRO?
Se os destinos e acomodações investem para receber mais e melhor, um dos principais meios de transporte ainda é bastante restrito considerando o conceito de convivência entre tutores e pets. No setor de aéreas, cada companhia tem suas regras para embarcar animais, mas há uma forte demanda do pet lover por flexibilização.

A Azul leva até três animais por voo nacional, desde que tenham mais de quatro meses de idade e até 7 kg com a caixa. Já a GOL leva animais na cabine desde 2015 em voos domésticos e desde 2016 nos internacionais por meio do serviço DOG&CAT. Para isso, o animal precisa ter no mínimo quatro meses de idade e pesar até 10 kg já com a caixa de transporte. Entre 10 kg e 30 kg, o cliente pode usar o DOG&CAT. + espaço e o pet viaja no compartimento de carga. E acima de 30 kg ou outras espécies, há a opção GOLLOG Animais.

GOL Linhas Aéreas leva animais na cabine desde 2015 em voos domésticos e desde 2016 nos internacionais por meio do serviço DOG&CAT

A Latam leva na cabine ou no bagageiro do avião. O cachorro ou gato deve estar saudável, com um período mínimo de vida de acordo com o destino. Na cabine, o pet deve pesar até 7 kg já com a caixa de transporte. No bagageiro, o limite de peso é de 32 kg ou 45 kg, dependendo da rota. Caso o peso do pet ultrapasse o limite, o embarque pode ser realizado com a Latam Cargo, especializada no transporte de animais vivos, mediante reserva e documentação específica.

Com o aumento crescente, as empresas podem flexibilizar futuramente. Segundo a Gol, qualquer mudança ou ampliação de permissões precisa ser analisada minuciosamente. No entanto, a empresa analisa que o mercado pet cresce a cada dia e vai acompanhar o crescimento para atender a demanda dos clientes. “Os pets são vistos cada vez mais como integrantes da família e não somente um animal de estimação. Ter a opção de levar o seu pet junto com você na cabine de passageiros durante a viagem traz mais segurança e tranquilidade para o passageiro, o que faz o serviço DOG&CAT Cabine ser um fator determinante no momento da compra da passagem”, explica.

A Latam observa que em 2021 já notou aumento de aproximadamente 10% na procura por transporte de pets na cabine, em comparação com 2019. “Analisamos as solicitações de acordo com o procedimento vigente, focando na disponibilidade e segurança do embarque dos animais”, explica.

Pesquisa do Booking.com aponta que 65% dos brasileiros com um bicho de estimação dizem que seu pet é tão importante quanto um filho”, número que supera a média global de 55% (Crédito: Chewy / Unsplash)

Justamente neste contexto, na última semana, a companhia se envolveu em uma grande polêmica depois de um cachorro morrer após um voo entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O caso ganhou grandes proporções com a atuação de ONGs, protetores e deputados ligados à causa animal. “Nós da LATAM nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e estamos em contato com a cliente Gabriela desde o desembarque do animal, prestando toda assistência necessária até o momento presente. A empresa esclarece ainda que seguiu todos os procedimentos de aceitação e transporte do pet que atendem rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais. Reforçamos que o pet não foi exposto ao sol ou passou calor e que, nossa equipe esteve junto dele e de sua tutora durante todo o atendimento”, diz a nota.

A investigação segue em andamento e por enquanto não há informações de mudanças de procedimentos ou regras. Mas a repercussão somada ao apelo dos pet lovers pelo fim do transporte de animais na área de bagagem podem gerar mudanças em breve.

Além da Gol, que aumentou o limite de seis para até oito animais por voo, a Azul também teve novidades na política recentemente. Como um dos reflexos da maior demanda, a companhia iniciou em agosto o transporte em voos internacionais. “Nossa missão é proporcionar a melhor experiência aos clientes. Sabemos que os animais são fiéis parceiros de seus humanos e muitas viagens são feitas e planejadas na companhia desses pets, por isso a garantia deste serviço pode sim ser fator determinante na escolha da companhia”, cita.

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