Anunciado no final do ano passado, o portal de notícias sobre celebridades Starlounge entra em operação este mês no país, trazido pela Turner Internacional do Brasil em parceria com o portal Terra. O país será ainda o entreposto para o início das operações em outros países da América Latina, como México, Argentina e Chile, previstas para o início de agosto deste ano; e Colômbia e Venezuela, em 2013. Maior do gênero na Europa, o projeto terá como marco inaugural uma festa em São Paulo, nesta quinta-feira (12), quando reunirá celebridades e profissionais da indústria de comunicação.
“O nosso posicionamento é ter notícias sobre celebridades. Não ficaremos fazendo fofoca ou plantando notícias marrons. Primaremos pela qualidade do conteúdo”, afirmou Alexandre Biancamano, diretor de novos negócios da Turner Internacional do Brasil, para diferenciar o projeto de outros modelos no mercado. Além do conteúdo nacional, cujos principais centros de informação serão São Paulo e Rio de Janeiro, onde se concentram as celebridades nacionais, a plataforma contará com informações produzidas pela rede da Turner e das unidades na Europa e nos Estados Unidos do Starlounge. “Não será apenas tradução. Trabalharemos as informações com a linguaguem adequada ao Brasil”, especifica.
Outra aposta do Starlounge é a interseccção com o conteúdo gerado pelos canais de TV por assinatura que a Turner detém, entre eles TNT, Glitz, Boomerang, Space e CNN. “Teremos interação de conteúdo. Podemos trabalhar bastidores de filmes, por exemplo. O Oscar foi o nosso primeiro teste informal de conteúdo no Brasil”, relatou sobre a cerimônia de entrega de estatuetas, exibida pelo TNT. O formato multiplataforma ainda precisa ser complementado com a inclusão da área de mobile, em fase de desenvolvimento, e para a qual a Starlounge negocia um parceiro anunciante.
Comprado em 2010 pela Turner, o Starlounge está presente em 15 países, com destaque para a Suécia, onde foi criado em 2005, além de Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Dinamarca e Turquia. O site, antes previsto para estrear em janeiro no Brasil, está desde fevereiro em beta, período em que registrou a audiência de 700 mil usuários únicos. Segundo o executivo, a empresa não vê problema em entrar em uma praça onde há grandes e antigos veículos, como as revistas Quem e Caras, a título de exemplo. “Nós temos uma linha diferente dos outros players. E tem mercado para todo mundo, principalmente para uma proposta diferente como a nossa”. A meta para o primeiro ano, inclusive, “é ser o site mais amigável e amigo das celebridades. O veículo que comunica da melhor forma este ambiente”.
No campo comercial, o projeto, de acordo com Eliane Munhoz, diretora de comunicações, trabalha com flexibilidade de formatos multimídia. Como exemplo, na última edição do Festival de Cinema de Cannes a L’Oréal customizou a página da Starlounge. No Brasil, O Boticário fechou um patrocínio standard de seis meses, iniciais, e estará em uma das quatro editorias do site: TV, Moda, Música e Star, de A a Z – a área de vídeos será transversal às quatro segmentações citadas. A comunicação para a promoção do novo título no país ganhará corpo nesta semana quando entra no ar uma campanha, criada pela própria equipe da Turner, nos canais da Turner, no Terra e nas redes sociais.