Que tal comemorar o resultado anual de vendas no espaço de uma belíssima mansão, construída em 1875, presente de casamento para a neta de um sultão, bem às margens do Bósforo? A Turquia também oferece, para quem organiza encontros, seminários ou congressos de várias áreas profissionais a possibilidade de intercalar, na programação de trabalho, visitas a imponentes mesquitas, castelos, antigas cisternas bizantinas, ruas e mercados lotados de gente, de muitos objetos e especiarias. Há ainda as opções arqueológicas, com forte imersão na história da humanidade e passeios como o que leva às ruínas de um templo em homenagem à deusa Artemisa, construído no ano 323 Antes de Cristo.
A realidade e o potencial do mercado turco para o segmento Mice (sigla para Meetings, Incentive Marketing, Congresses and Events) foram apresentados entre os dias 12 e 18 de novembro a um grupo de profissionais brasileiros especializados em planejamento e produção de eventos, em projeto coordenado pela agência Wish Marketing e Eventos nas cidades de Istambul e Izmir. O projeto foi desenvolvido em parceria com Ministério de Cultura e Turismo da Turquia, Turkish Airlines, Istanbul Convention & Visitors Bureau (ICVB) e Izmir Convention & Visitors Bureau. Houve a participação de 30 representantes de empresas como The Market Store, New Style, a+gente, Editora Caras, TOD, Na Medida, DM9DDB, 365 Travel, Coca-Cola, Embratel, L’Oréal, Kia, P&G e b!ferraz.
De acordo com informações do ICVB, a Turquia está entre os destinos mais procurados no mundo para a realização de congressos. No ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), Istambul saiu da 40ª posição em 2000 para o nono lugar no ano passado.
Consolidação
Com cerca de 14 milhões de habitantes em sua área metropolitana, quinta maior cidade do mundo e rica em história, monumentos e belezas naturais, Istambul está entre as cidades mais visitadas do planeta. Segundo as estimativas do ICVB, ela deverá receber 9,4 milhões de turistas internacionais neste ano, tornando-se a sétima posição em ranking de visitas, à frente de Nova York, Roma, Amsterdã e Milão. Para efeitos comparativos, em 2003, o número de turistas foi de três milhões. O crescimento tem sido registrado a um ritmo de 20% ao ano.
Mas, além do turismo, Istambul tem se destacado como um destino para o segmento Mice, para a realização de congressos e seminários. De acordo com Elif Balci Fisunoglu, gerente geral do ICVB, além de ter saltado no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) da 40ª posição em 2000 para o 9º lugar em 2011, Istambul tem se fortalecido em critérios específicos da ICCA. Ela empata em segundo lugar, com Barcelona, na realização de eventos com o mínimo de 300 participantes e ocupa a liderança do ranking da ICCA para eventos com no mínimo 500 participantes.
Fisunoglu credita a forte evolução de Istambul no cenário internacional de congressos e eventos ao desenvolvimento da infraestrutura da cidade. Ela destaca a qualidade e capacidade dos centros de convenções disponíveis, além da oferta de mais de 72 mil quartos em hotéis sendo 85 deles na categorias 5 estrelas e “deluxe”. Outra cidade na Turquia que tem crescido no segmento Mice é Izmir, no litoral do Mar Egeu. A cidade está na lista de candidatas para sediar a Expo2020 (Exposição Universal). Ela compete com São Paulo, Dubai (Emirados Árabes Unidos), Ayutthaya (Tailândia) e Ecaterimburgo (Rússia). A escolha deve ser divulgada no primeiro semestre de 2014.