Mudanças são naturais. Em um mercado extremamente competitivo como o da comunicação, vai bem quem consegue acompanhá-las. E é justamente para falar do que mudou no mercado latino-americano da televisão aberta que ocorre, nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a quinta edição do La Cumbre TV Abierta – Open TV Summit, este ano sob o tema A mudança é inevitável.
O encontro será realizado num momento em que o meio confirma sua preferência por parte dos anunciantes, mesmo diante da ascenção do digital. Segundo pesquisa recente do Instituto Clutch, realizada com 500 executivos americanos de marketing, a TV é prioridade nos investimentos para 22% dos entrevistados.
Já para 16% dos ouvidos, social media é mais importante e para 12%, são os principais sites. Ainda de acordo com a pesquisa, as propagandas na TV são foco para resultados a curto prazo para um quinto das empresas norte-americanas – mercado mais importante do mundo. Um dos palestrantes da Cumbre, o executivo David Poltrack, Chief Research Officer da emissora americana CBS, fará um panorama da TV aberta nos Estados Unidos, inclusive sobre a integração do meio com outras plataformas.
A apresentação de Poltrack ocorre nesta segunda-feira (22) e será a primeira do evento, que, pelo segundo ano consecutivo, é sediado no MoMA (Museu of Modern Art), em Nova York.
O programa do primeiro dia inclui também outros nomes, como Francisco Samper, Chairman da MullenLowe-SSP3 e diretor-regional da MullenLowe na América Latina. O executivo fala sobre o tema Latam – Uma região de Storytelling.
À noite, a programação será dedicada à cerimônia de entrega do Premio Creatividad Innovación Televisión/Open TV Awards, que ocorre no Bohemian National Hall. Este ano, serão contempladas oito categorias: branded content, integração, novas tecnologias, product placement, promoção, multiplataforma e 30 e 60 segundos.
Já na terça-feira (23), a agenda fará um panorama da televisão aberta na Europa, com palestra de Claudio Anselmi, chairman da Publieurope. A mídia programática e a realidade virtual aplicadas ao segmento também serão abordadas. Para encerrar o encontro, a TV aberta com visibilidade multiplataforma será tema de um painel como Mark Green, CEO da 4C Insights, Andy Brown, CEO da Kantar Media no Reino Unido, e Mainak Mazumdar, Chief Research Officer da comScore, além de um painel com os principais canais da América Latina, sobre os desafios e oportunidades do meio.
O encontro tem apoio dos canais do Centro Internacional de Televisão Aberta, que reúne nomes como Globo, Mega (Chile) e Televisa (México), entre outras gigantes do setor.