Personagens Garibaldo, Bel e a boneca cadeirante Sirvan, participam dos episódiosCom o objetivo de promover a conscientização sobre o direito de brincar de forma segura e inclusiva, a TV Cultura e a Sesame Workshop, responsável pela criação e coprodução da série “Vila Sésamo”, se uniram para a realização do Projeto Incluir Brincando. A novidade, que será lançada nesta segunda-feira (17), terá como foco uma campanha, exibida na TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e no portal cmais.com.br.

A iniciativa, que será exibida até o final do ano, terá a participação de personagens já conhecidos como Garibaldo e Bel, além da participação de Sirvan, uma boneca cadeirante vinda da Vila Sésamo de Israel. Além disso, contará com um tema por mês, que será promovido durante a programação infantil dos veículos participantes. Ainda haverá uma ação no Facebook, com a exibição de vídeos promocionais, episódios especiais, jogos digitais, atividades e chamadas para ações no site e nas redes sociais.

Os vídeos contam com interpretação em libras, recurso de audiodescrição e closed caption. Neles, personagens da “Vila Sésamo” interagem com artistas e atletas, que trabalham com um assunto específico. Em março, o tema “Brincar é um direito da criança” é abordado pelo ator Lázaro Ramos, embaixador da Unicef no Brasil. Em abril, “Brincadeiras inclusivas” é o tema apresentado pelo atleta paraolímpico Daniel Dias. Já em maio, a atriz Isabel Fillardis  fala  de “Brincando em família”. A medalhista olímpica Ana Moser aparece em junho para falar de “Brincando na comunidade”. No mês de julho, o cantor Daniel fala de “Brincando com os amigos”. A cantora Fernanda Takai, por sua vez, apresenta em agosto o tema “Feira de brinquedos”. Por fim, em setembro, o último tema ganha a presença do músico e bailarino Antônio Nóbrega, encerrando a campanha com “Brincadeiras do Brasil”.

Haverá ainda episódios especiais, que irão ao ar na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum! Neste caso, historinhas serão centradas nos temas da campanha, protagonizadas pelos personagens da “Vila Sésamo”. Garibaldo, Bel e Sirvan. A ideia é reforçar que toda criança tem o direito de brincar, inclusive as que possuem algum tipo de deficiência. O portal cmais ainda contará com artigos sobre os temas da campanha para educadores, familiares e cuidadores, e as chamadas para ação no site e nas redes sociais. De acordo com Marcos Mendonça, da Fundação Padre Anchieta, a iniciativa do programa faz parte da proposta da TV Cultura de estar sempre preocupada com a educação de qualidade e com a diversidade de conteúdos para todos os públicos.

Para o diretor regional da América Latina da Sesame Workshop, Jorge Baxter, esta temática é parte do DNA da Sesame. “Estamos felizes por lançar um dos primeiros projetos transmídia sobre o assunto no Brasil e na América Latina. Acreditamos que conteúdos divertidos e de alta qualidade disponibilizados em diferentes plataformas (TV, mídias digitais, mídias sociais, escolas e atividades comunitárias) podem aprofundar o envolvimento do público nesta questão tão importante”.