Com objetivo de modernizar a linguagem visual da TV Cultura, os artistas do coletivo Laborg desenvolveram as novas vinhetas institucionais da emissora, que começam a ser exibidas nesta semana. É o primeiro trabalho videográfico do grupo multimídia para a televisão.
Formado pelos jovens Alexandre Sahade Gonçalves (Ale), Charles de Oliveira (Charlie), Marcelo Zaccariotto (Zacca), Pablo Zurita e Yudi Added (Baia), o coletivo capta (usando micro-câmeras instaladas num aquário) imagens de reações químicas de substâncias comuns, como água, óleo, maisena, glicerina e pigmentos, originando desenhos orgânicos. “A ideia é despertar a percepção multi-sensorial do espectador”, explica Charles idealizador do Laborg.
No caso da TV Cultura, o grupo usou como pano de fundo o logotipo físico e também o virtual da emissora para a produção das imagens videográficas, tudo adaptado para uma nova linguagem técnica e visual para a televisão.
As chamadas dos principais programas do canal, como Metrópolis, Vitrine, Jornal da Cultura, Provocações, Cartão Verde, Manos e Minas, Vila Sésamo e Cine Brasil também ganham novo padrão visual.