A TV Cultura deve anunciar nos próximos dias o nome do seu novo presidente: José Roberto Maluf. A informação divulgada pelo Jornal O Estado de São Paulo, dá conta de que o nome de Maluf já teria sido chancelado pelo governador de São Paulo, João Doria.
Ainda de acordo com as informações levantadas pelo jornal, a escolha teria se dado por Doria não querer um perfil político à frente da estatal. Atualmente, o presidente Marcos Mendonça é filiado ao PSDB.
Uma das missões de Maluf à frente da emissora seria mudar o perfil da TV Cultura mais aberto à publicidade e menos dependente de recursos públicos. Segundo apuração do Estadão, o governador teria criado um grupo de trabalho para reformular a TV Cultura com a participação do cineasta Luiz Carlos Barreto, do empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e de Ricardo Scalamandré, ex-executivo da Globo.
José Roberto Maluf tem passagens pelo SBT, Band e pela Spring, que controla a revista Rolling Stone e o canal 32 UHF, pertencente ao grupo Abril.
O nome ainda precisa ser aprovado pelo conselho da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, em uma assembleia que deve ocorrer nos próximos dias. Procurada, a emissora não confirmou a informação.