Leifert e Rodrigues: 1.161 comerciais concorrem ao Profissionais do Ano em todas as etapas

 

Diretor de relações com o mercado da Rede Globo e responsável pelo Profissionais do Ano – a principal premiação da televisão brasileira – desde 1988, Gilberto Leifert abriu o encontro de apresentação do júri da 35ª edição do prêmio, na noite desta terça-feira (4), falando sobre as recentes perdas de Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S.Paulo, e Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril. Ele citou a defesa de ambos pela liberdade de expressão.

“Foram dois líderes que sempre procuraram conduzir a luta por esse direito, sempre ameaçado, mas não comprometido. E seria impossível desenvolver a publicidade brasileira como nós fazemos sem que sejamos livres para nos expressar”, disse. “Cabe a nós da indústria da comunicação multiplicar o que eles fizeram”, completou. O executivo aproveitou para associar a liberdade de expressão com a tradicional premiação global. “Isso está vinculado ao nosso objetivo, que é sempre premiar quem faz nossos intervalos serem inteligentes, vendedores e éticos”, afirmou Leifert, dando início ao 35º Profissionais do Ano.

O regulamento continua similar ao dos anos anteriores. São cinco júris regionais – Sudeste Interior, Leste-Oeste, Sul, Norte-Nordeste e Sudeste Capitais – e um nacional, realizados simultaneamente nesta quarta-feira (5) e que contará com 58 profissionais de agências, produtoras, entidades, escolas de comunicação e executivos da emissora. No júri Nacional, por exemplo, nomes como o do diretor de cena João Daniel Tikhomiroff (Mixer) e dos criativos Guga Ketzer (Loducca), Anselmo Ramos (Ogilvy), Luiz Sanches (AlmapBBDO), João Livi (Talent) e Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made) estão confirmados. Manir Fadel (Lew’LaraTBWA), Gustavo Bastos (11:21) e Ênio Vergeiro (presidente da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda) são outros jurados que estarão distribuídos entre as regionais.

No total, 1.161 comerciais serão analisados pelo júri, em três categorias: Mercado, referentes a filmes de produto ou serviço; Campanha, conjunto de comerciais de produto ou serviço; e Institucional, que são filmes sociais, desprovidos de verba. Os vencedores serão anunciados entre os dias 25 de junho (etapa Sudeste Interior) e 17 de setembro (Sudeste Capitais). A grande festa de entrega de todos os prêmios e da revelação dos ganhadores da etapa Nacional acontece em 5 de novembro, em São Paulo. A coordenação nacional do Profissionais do Ano é de Toni Rodrigues, gerente de eventos institucionais da Globo.

Para Leifert, o prêmio chega aos 35 anos após ter conquistado uma posição de destaque, principalmente por exercer a sua vocação de premiar os profissionais de criação e diretores de comerciais do país, “publicitários que fazem um intervalo interessante”, diz. “E o prêmio também se envaidece de ser uma grande vitrine, que expõe novos talentos e que faz com que muitos profissionais de mercados regionais migrem para outros mais disputados. Alguns, inclusive, se consagrando por diversas vezes no evento e alcançando o reconhecimento que merecem na atividade”.

O diretor também traçou um paralelo da evolução da propaganda no país e do prêmio. “A grande ideia sempre tem um valor extraordinário, muitas vezes mais importante que o próprio investimento realizado em uma produção. E valorizar essa grande ideia é importante, tanto para a construção das marcas, quanto para manter a imagem positiva que a propaganda brasileira tem hoje no mundo. E o Profissionais do Ano se orgulha a fazer parte desta trajetória”.