A TV Globo realiza na noite desta quarta-feira (29), em São Paulo, o evento de premiação da etapa Nacional do Profissionais do Ano 2014, que chega à sua 36ª edição. A premiação foi instituída em 1978 e procura destacar o trabalho de profissionais de criação e diretores de filmes publicitários, não se limitando às agências e clientes. “Esse é um prêmio que busca renovar nomes a cada ano e reconhecer o trabalho dos talentos, dos profissionais que trabalham nas campanhas publicitárias”, afirma Gilberto Leifert, diretor de relações com o mercado da emissora e um dos idealizadores da premiação.
Na edição de 2014, o prêmio recebeu ao todo 861 inscrições, num total de 1125 comerciais concorrentes, considerando também as cinco etapas regionais – Sul, Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sudeste Interior e Sudeste Capitais. Todos os comerciais foram veiculados na Globo entre 01/04/2013 à 31/03/2014, e avaliado por um júri composto por 60 pessoas, entre profissionais de agências, produtoras, entidades e da própria emissora. Destes, 15 julgaram os filmes da etapa Nacional. Foram eles: Fabio Fernandes (F/Nazca S&S), Felipe Luchi (Lew’LaraTBWA), Flávio Waiteman (Master Roma Waiteman), João Livi (Talent), José Borghi (Borghi/Lowe) e Marcello Serpa (AlmapBBDO), entre os criativos; Cris Vida (Cine), Pedro Becker (Fat Bastards) e Pedro Pereira (da dupla 2, que deixou recentemente a Sentimental Filmes), os três diretores de cena; Edney Narchi (Conar), Fernando Campos (CCSP) e Luis Claudio Salvestroni (CCRJ), representando as entidades; e executivos da TV Globo, como Francisco Viard e André Dias, além do próprio Leifert, que presidiu o júri.
FINALISTAS
Onze filmes são finalistas das duas categorias mais cobiçadas do Profissionais do Ano – oito em Mercado e outros três em Campanha. Também com três finalistas, a categoria Institucional destaca o melhor comercial de cunho social.
Em Mercado, os finalistas são: “Barbearia”, da AlmapBBDO para Visa, com produção da Paranoid; “Compactador”, da Leo Burnett Tailor Made para a Fiat e produção da Zola; “Compadre”, da NBS para Bomnegócio.com e produção da Zeppelin; “Família Natal”, da AlmapBBDO para O Boticário, com produção da O2 Filmes; “Have fun”, da AlmapBBDO para a Volkswagen, com produção da Paranoid; “Mariachis”, da F/Nazca S&S para a Skol, com produção da Stink; “Prioridades”, da JWT para o HSBC, produzido pela Stink; e “Vitória”, da Y&R para a Peugeot, com produção da Partizan, de Paris.
Já em Campanha, concorrem ao prêmio “Espelho”, da AlmapBBDO para a Volkswagen, produzido pela Paranoid; “Memórias”, da FCB Brasil para Smiles, com produção da Hungry Man; “Se você quer uma Net”, da Talent para a Net, produzida pela Cine.
Fecham os finalistas do 36º Profissionais do Ano “Câncer de próstata” (Aquatro Comunucação e Fulltime Produtora, de Vitória, para Sampa Assistência Médica), “Liberte” (Escala e Zeppelin, de Porto Alegre, para o Banco de Livros) e “Reclamações” (AlmapBBDO e Dogs Can Fly para o Conar), todos em Institucional.