O primeiro trimestre não foi dos melhores para as emissoras de TV no que diz respeito a publicidade. No geral, o setor enfrentou queda de faturamento e a única que registrou crescimento foi a Rede Globo, com 1%, segundo relatório oficial da empresa dirigido a credores. Os dados da Globo incluem a TV Globo e os canais pagos da Globosat, que tiveram um faturamento líquido com publicidade de R$ 967,2 milhões, o que representa 27% de todo o mercado no trimestre (R$ 3,6 bilhões). O resultado foi apenas R$ 9,9 milhões maior do que no primeiro trimestre de 2006. Ainda segundo o relatório, o crescimento se deve em boa parte ao aumento de ações de merchandising. No total, entre publicidade e TV paga, a Globo faturou R$ 1,3 bilhão. O melhor desempenho foi o das vendas de programação dos canais à cabo, devido ao crescimento da base de assinantes, que subiu de R$ 157,4 milhões no primeiro trimestre de 2006 para R$ 198,7 milhões. O documento mostrou também queda nas dívidas da emissora: de US$ 2,2 bilhões em 2004, somam agora US$ 666 milhões.
Fonte: Folha de S. Paulo