O share da televisão no bolo publicitário da China deve cair pela primeira vez para menos de 50% do total investido em mídia no país, continuando a tendência de queda registrada nos últimos anos, apontam dados de previsões da agência de mídia GroupM.
As previsões apontam que a TV responderá por 48,6% do investimento de mídia em 2014, índice que deve cair para 43% em 2015. Em 2012 e 2013, o share da televisão no mercado chinês foi, respectivamente, de 54% e 50,3%.
Mesmo com a redução da fatia, o total investido deve ter uma leve alta neste ano. De acordo com a GroupM, o aumento deve ser de 2%, uma vez que o mercado deve crescer 9,8% neste ano, chegando a um total de US$ 77 bilhões. Em 2015, a expectativa é que o crescimento seja ainda mais acelerado (11%), mas a expansão da TV deve permanecer baixa.
Com exceção da internet, o share de todas as mídias de massa deve cair neste ano na China – o rádio vai de 2,9% para 2,7%; os jornais, de 9,5% para 8%; as revistas, de 2,2% para 1,9%; e o outdoor, de 9,6% para 9,2%. O investimento na mídia impressa cairá, mas aumentará no rádio e no outdoor.
O digital vai no outro sentido. Seu share subirá de 25,5% para 31,4% em 2014 e deve chegar a 37,5% em 2015. A cada ano, o investimento total deve aumentar 33%. “A internet continua a desempenhar um papel cada vez mais importante na China e a maior revolução nesse meio é o deslocamento para mobile”, afirma Andrew Carter, presidente de trade e pesquisa da GroupM China.
“O tráfego em redes sociais, sites de vídeos online e buscas estão todos cruzando a marca dos 50%”, completou o executivo. De acordo com Carter, as marcas devem responder a esses fenômenos direcionando mais investimentos para campanhas cross-screen, ao mesmo tempo em que deve crescer o investimento na publicidade em aplicativos.