Comida fora de casa, lazer e serviços de beleza foram os itens mais cortados entre as famílias da classe C por conta da crise econômica deste ano. Foi isso que apontou o estudo do Plano CDE, apresentado durante o painel “Cenários econômicos e crescimento: para onde vai o setor”, na Feira e Congresso ABTA.
Maurício Prado, responsável pela apresentação da pesquisa, afirmou que a TV por assinatura e a internet são itens que viraram prioridade. “São coisas que boa parte da população brasileira não vai cortar. É uma conquista que eles não querem perder mais”, disse.
Além disso, Prado afirmou que, atualmente, o principal lazer de boa parte das famílias brasileiras atende pelo nome de TV por assinatura. “A TV paga tem, hoje, uma função primordial para pessoas de classes mais baixas, papel esse diferente do que ela exerce nas famílias de classes A e B”, disse.
Ele explicou o motivo desse papel da pay TV para essas classes sociais. “Geralmente, elas moram em áreas de muita violência e sem muitas opções de lazer. Por isso, a TV por assinatura ganhou um papel de lazer”, explicou.