A agência de marketing digital TV1.Com venceu a concorrência para atender toda conta digital da Localiza. O trabalho envolve portal, redes sociais e aplicativos móveis. A meta é alinhar o posicionamento digital da marca ao alto padrão de relacionamento com clientes, investidores, colaboradores e fornecedores que a empresa já tem no offline.
“O primeiro grande desafio é que a Localiza não é apenas um negócio de locação de veículos. São quatro unidades de negócios diferentes que precisam ser trabalhadas isoladamente, mas com plataforma única. O grande desafio é manter a unidade de comunicação e que tudo seja feito de forma muito ágil e transparente”, explica Cazou Vilela, diretor-executivo da TV1.Com. Além da atuação em aluguel de carros, a Localiza também trabalha com a terceirização de frotas, franchising de aluguel de carros e venda de carros seminovos para renovação da frota de aluguel.
O segundo grande desafio, segundo Vilela, é que esta é uma conta varejista intensa e até então não estava trabalhando fortemente no digital. “A Localiza é líder no segmento e entende muito de atendimento ao cliente. Agora está se estruturando para entrar no online no mesmo padrão. O valor de atendimento ao cliente é bem importante. Então vamos entrar forte no digital com toda magnitude de qualidade de serviço ao cliente que eles já estão acostumados a receber”, diz. De acordo com Herbert Viana, diretor de marketing da Localiza, o projeto digital tem foco na inovação que possa agregar valor ao cliente e ampliar os pontos de contatos e interação do cliente com a empresa.
A estratégia digital da Localiza, em desenvolvimento pela TV1.Com, está voltada para resultados. “Para conseguir o engajamento do público no ambiente online é preciso ir além da simples emissão de mensagens. É preciso transformar a comunicação da marca em experiências e relacionamentos de valor, integrando tecnologia, inovação e criatividade”, destacou Vilela.
Com 40 anos de atuação no mercado, a Localiza atua no Brasil e em mais oito países da América Latina: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Ao todo, são 524 agências, sendo 474 em território nacional e 50 no exterior. A frota da empresa é composta atualmente por 111.735 carros. Para a agência, a conquista desta conta representa tanto um incremento importante no faturamento como também a conquista de um novo modelo que a TV1.Com vem colocando no mercado há algum tempo, segundo Vilela. “É uma credencial de sucesso”, diz.
Ainda de acordo com ele, o meio digital é um canal de conexão que deve agregar valor ao negócio do cliente. “Não basta ter somente um site bacana. É preciso trazer valor de negócio para o cliente. Para enfrentar os próximos cinco ou dez anos, neste ambiente que muda todo dia, a estratégia precisa estar pautada no valor da marca e servir como potencializador do negócio”, explica.