Um canal para o jovem com programas de humor, debate, comportamento, música, cultura, jornalismo e uma preocupação com o aspecto social que envolve o jovem e adolescente brasileiro. Ancorado nessa proposta, está previsto para estrear em março de 2009 em parabólica o Canal TVGD – Geração Digital, que promete inovar na linguagem e formato.
Projeto que vem sendo desenvolvido pelo jornalista Pedro Paulo Carneiro há oito anos, o Canal TVGD tem à frente outros três executivos: Sérgio Passos de Queiroz (ex-superintendente de marketing e negócios da CBM), José Roberto Sanseverino (que já foi diretor de produção na Rede Globo) e o publicitário e diretor- presidente da TVC Produções, Roberto Ribeiro Lamounier.
O canal também conta com um time de apresentadores de relevância no cenário jovem. Entre eles estão a cantora Pitty, Leo Almeida (apresentador do extinto “Na Rua”), George Israel (Kid Abelha), Ivo Meirelles, Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e Davi Moraes. Uma novidade é que o conselho editorial será formado por jovens de escolas e faculdades públicas e privadas, entre 10 e 25 anos.
A comparação com a MTV inicialmente é inevitável, mas os executivos do canal garantem que a proposta é totalmente diferente. “A nossa base não será a música, além disso, o canal nasce com uma preocupação social. Temos a proposta de ser um canal inclusivo, pautado no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz Pedro Paulo Carneiro, que trabalhou na BBC de Londres onde criou e dirigiu projetos para o segmento jovem.
O canal também se propõe a ser irreverente, com destaque para atrações como o programa “Dianna Diet”, que tem uma drag queen como apresentadora, o humorístico “Quebrando a Rotina”, “Absorvente.com”, o reality show “4º andar”, além do espaço aberto que o jovem terá para exibição de projetos audiovisuais. Como não poderia ser diferente, em se tratando de um canal dirigido para a geração digital, o TVGD também terá conteúdo para internet e celular.
A idéia é fazer um pré-lançamento do TVGD utilizando a internet como mídia em todas as suas bases, desde blogs, comunidades e websites. “Queremos causar frisson, esquentar o pré-lançamento do canal”, conta Sérgio Queiroz. O TVGD conta com apoio de entidades como Unicef, Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Afro Reggae, Viva Rio e outras.
Kelly Dores