Os tweets sobre programas da TV geraram mais de 24 bilhões de impressões (número de vezes em que os tweets relacionados ao assunto foram visualizados) no Twitter durante 2017. A televisão aberta responde por 18,7 bi desse universo e a paga por 5,7 bi.
Na TV aberta, realities shows se destacaram entre os conteúdos com mais engajamento entre o público. O último capítulo da novela “A Força do Querer”, da Globo, lidera o top 10 transmissões da mídia. Em seguida estão a final do “Masterchef Brasil”, a expulsão de um participante do “Big Brother Brasil”, a final do programa e uma discussão no reality.
Política também entrou no ranking. Em sexto lugar ficou a votação de denúncia contra Michel Temer. Em sétimo está a estreia de “A Fazenda”, da Record; em oitavo a premiação Melhores do Ano, do Domingão do Faustão; em novo a vitória da Portela no Carnaval; e o BBB fecha o ranking com a eliminação de outro participante.
Já na TV paga, as transmissões ao vivo, celebridades e tapete vermelho dominam o ranking de Social TV. Entre os eventos mais comentados está o Rock in Rio, nos 8º, 9º e 10º lugares com shows como Maroon 5, Justin Timberlake e Guns n’ Roses, especialmente sobre Slash.
Grammy lidera o top 10 com a apresentação de Beyoncé, grávida de gêmeos; o segundo lugar ficou com o One Love Manchester, tributo às vítimas do atentado no local; em terceiro o Oscar 2017, com o erro na divulgação do melhor filme.
Também integram a lista a apresentação do Fifth Armony no VMA (Video Music Awards) na MTV, em 4º lugar; o grupo BTS no Billboard Music Awards, na TNT; a ex-BBB Emily e Tatá Werneck no Prêmio Multishow; e o discurso de Meryl Streep no Golden Globes, na TNT.
Apesar de o consumo VOD dar ao telespectador a escolha de quando assistir o programa, ele não fica de fora do buzz da Social TV. Stranger Things, da Netflix, foi a mais comentanda da plataforma de streaming. A primeira semana após o lançamento da 2ª temporada concentrou mais de 30% do total de tweets sobre a série ao longo de 2017.
Além dela, completam o top 10 das 10 séries da Netflix mais comentadas, pela ordem: Sense 8, 13 Reasons Why, House of Cards, Orange Is The New Black, Shadowhunters, Narcos, Twin Peaks, Bajack Horseman, Demolidor/Daredevil.
Os dados são da Kantar Ibope Media e os números de engajamento no Twitter são da solução Kantar Social TV Ratings.
Leia mais
Kantar Media revela tendências em mídias sociais
Kantar Ibope Media anuncia nova diretora