A receita publicitária no microblog Twitter quase duplicou no quarto trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar de uma desaceleração da taxa de crescimento de usuários mensais.

Em um pronunciamento sobre os ganhos, o diretor financeiro Anthony Noto revelou que a receita publicitária no último trimestre do ano passado havia atingido US$ 432 milhões. Isto foi, segundo ele, impulsionado pelo forte crescimento tanto no número de anunciantes quanto na receita média por anunciantes em cada canal e geografia.

Estes números cresceram a partir da adição de apenas quatro milhões de usuários durante o trimestre, elevando para 288 milhões de usuários ativos mensais no microblog.

A aquisição, no último mês, do negócio indiano ZipDial é um dos fatores que deverá impulsionar o número de usuários nos próximos meses, como uma artimanha do Twitter para impulsionar o seu serviço para os mercados emergentes, por exemplo, permitindo que os proprietários de telefones recebam seus tweets via SMS.

O CEO, Dick Costolo, anunciou que estão de olho na Copa do Mundo de Cricket, que começa em fevereiro, com o objetivo de oferecer que os fãs mergulhem na experiência, como foi na Copa do Mundo no verão passado.

Entre outras iniciativas empreendidas, o vídeo está progredindo e no foco. “Os dados nos dizem que as pessoas gostam de assistir a um vídeo no Twitter e comerciantes estão vendo um grande engajamento associados às toneladas de mídia geradas”.

E em um novo acordo com o Google, os tweets irão aparecer nas pesquisas. Costolo espera que o tráfego seja impulsionado mesmo quando os usuários estiverem desconectados.