A menos de um mês para o Rock in Rio Brasil, que ocorre de 18 a 27 de setembro no Rio de Janeiro, o Twitter começa a participar ativamente do aquecimento para o evento. Nesta terça (25), todo o programa TVZ, do canal Multishow, será temático do festival e sincronizado com um painel que ocorre na sede do próprio Twitter, em São Paulo, onde convidados participam de uma sessão de perguntas e respostas com representantes de agências, anunciantes e profissionais do mercado – as perguntas surgidas no painel, bem como as enviadas pelos internautas durante a transmissão do TVZ, serão mediadas pela apresentadora Didi Wagner e, as selecionadas, exibidas na tela do programa, com respostas de Luís Justo, CEO do Rock in Rio, Tatiana Costa, CEO do Multishow, Marcelo Soares, presidente da Som Livre, e Badauí, do CPM22.
De acordo com Carlos H. Moreira Jr., diretor executivo de mídia do Twitter para a América Latina, música é o assunto mais discutido na plataforma. Com essa iniciativa – e outras que ocorrerão dentro do Rock in Rio – a ideia é ampliar a conversa sobre o gênero musical e aumentar a visibilidade do festival, considerado evento ícone para este mercado.
“Estamos trabalhando muito próximo aos agentes do evento, à organização, aos artistas e gravadoras, além do canal Multishow, que vai fazer a transmissão ao vivo do evento”, diz o executivo. “O que acontece hoje é uma pequena demonstração daquilo que a gente oferece para nossos parceiros de mídia e comerciais e geradores de conteúdo. Mais do que nunca, estamos atuando como uma plataforma que permite que a conversa aconteça dentro dela”, comenta.
A hashtag que vai dirigir a conversa é #rockinrionoTVZ. Com ela, os usuários do Twitter e espectadores do Multishow terão a experiência de interagir e experimentar o uso da segunda tela – agente que proporciona integração e oportunidade de ampliar um assunto em diferentes meios.
“Um dos grandes desafios de quem produz conteúdo, veicula conteúdo e de quem anuncia conteúdo, é ser pertinente à conversa. O que vai acontecer aqui é que marcas, agências, usuários que vão estar em casa e o próprio TVZ, vão ter a oportunidade de entrar em uma conversa cujo tema é Rock in Rio, sendo relevantes. Esse é um exemplo de como o Twitter permite ampliar um assunto, extravasar uma conversa, e fazer com que as pessoas e marcas participem dela com relevância”, diz.
Experiência parecida foi realizada no início do ano, com o Big Brother Brasil, da Globo. Segundo Moreira Jr., a repercussão foi grande, gerando milhões de impressões e, inclusive, propostas para novas parcerias – os canais Band e Fox são dois que já estudam essa integração de programas com o Twitter.