O Brasil, quarto território no mundo a receber uma unidade de negócios do Twitter — depois de Estados Unidos, Japão e Inglaterra —, passa a direcionar seus esforços na direção de empresas e anunciantes ambientados ou não com as enormes possibilidades oferecidas pela rede social. “O princípio natural da publicidade é a interrupção. Todos os dias, nos deparamos com uma quantidade enorme de anúncios que tentam nos vender os mais variados produtos e serviços em poucos segundos. O Twitter vai na contramão desse princípio, pois estimula o diálogo – e as marcas finalmente identificaram a oportunidade de transformar essa conversa em lucro. Queremos ensinar as empresas e marcas a usar o Twitter com criatividade”, disse Joel Lunenfeld, vice-presidente de estratégia de marcas globais da rede, em bate-papo na manhã desta quarta-feira (20), em São Paulo.
Até o momento, as negociações entre as empresas brasileiras e o Twitter eram feitas via escritório americano. Com a unidade brasileira, a operação deve se simplificar. “Os grandes anunciantes, é claro, estão mais familiarizados com o funcionamento da ferramenta. No Brasil, o número de agências focadas no online que detêm as contas dos 200 maiores anunciantes está entre 30 e 40. Eles sem dúvida são nosso target, mas também investiremos nos médios e pequenos. Contaremos com especialistas em diversos setores, como varejo e entretenimento, e o foco é trazer essas empresas menores para o Twitter. Se mais tarde elas nos procurarem para anunciar, é lucro”, afirmou Guilherme Ribenboim, diretor-geral da operação brasileira.
Segundo John Ploumitsakos, diretor de vendas para médias empresas, a maior procura dos internautas no Twitter se dá por restaurantes, varejo e entretenimento. “Detectamos que cerca de 50% dos usuários da rede seguem mais de seis empresas, geralmente em busca de descontos e promoções, conteúdo exclusivo e lançamentos. Essa interação aumenta a possibilidade de consumo em lojas físicas em grau significativo. No Twitter, o cliente é advogado da marca. Ele deixa de ser apenas cliente e torna-se peça fundamental na divulgação dessa marca. Empresas que aceitam essa realidade estão à frente”, declarou.
Ainda pequeno no Brasil, com três profissionais definidos, o escritório de negócios do Twitter anunciará novas contratações em breve. Entre outras atividades, a equipe oferecerá às empresas um modelo com dicas sobre o que fazer no dia a dia da rede para aumentar o engajamento do consumidor e as possibilidades de sucesso.
Copa do Mundo
O megaevento esportivo vai ganhar ações específicas por parte da equipe do Twitter no Brasil. “Fomos para Londres dois anos antes das Olimpíadas. Treinamos atletas e mídia, de modo que os conteúdos gerados fossem interessantes e criativos. E se o conteúdo é atrativo, a audiência naturalmente aumenta”, afirmou Lunenfeld, ainda sem detalhes sobre as iniciativas, mas adiantando sua importância.