O Twitter acaba de apresentar, nesta terça-feira (17), o botão Moments no Brasil. A nova ferramenta foi lançada em outubro nos Estados Unidos e este é o segundo país do mundo a receber a novidade. O objetivo é reunir as principais histórias da rede em uma mesma página, reunidas por assuntos específicos e contando uma única história.

Segundo Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter, se o usuário não estiver seguindo alguém específico, vai demorar algum tempo para receber informações relevantes. “No exato instante em que o assunto acontece, já começamos a coletar robustamente os conteúdos relevantes do que está acontecendo. Isso é interessante porque demoraria muito tempo para encontrar as contas certas e as informações importantes sobre isso. Seguindo apenas uma hashtag pode não encontrar algo novo”, explica.

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As marcas terão a oportunidade de usar a nova ferramenta para contar suas histórias e associá-las aos acontecimentos e melhores tweets. Já iniciam como parceiros as marcas Coca-Cola, Johnnie Walker, Nissan e TIM. Os veículos de mídia também terão a oportunidade de organizar seu conteúdo com a ferramenta. Os seguintes grupos já estão habilitados a usar o Moments: BandNews, BuzzFeed, Ego, Esporte Interativo, Estadão, Fantástico, G1, Globo Esporte, Globo.com, Gshow, Multishow e Veja.com. 

Nos Estados Unidos, a primeira marca a utilizar o Moments foi a Warner para divulgar o lançamento do filme Creed. Ribenboim explica que a anunciante relacionou as imagens do filme com tweets de sites americanos que cobrem cinema, usuários que viram em primeira mão a produção, etc. “É uma oportunidade de usar um modelo de negócios associado a essa ferramenta”.

O primeiro canal do Moments criado pelo Twitter será na noite desta terça (17), durante a partida entre Brasil e Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Vamos reunir tweets não só dos jogadores, como de moradores baianos, jornalistas peruanos, e todo o entorno do jogo que não seria possível encontrar apenas pelas hashtags”, explica Stamillo.

A operação brasileira tem sido uma das mais importantes do mundo, com crescimentos expressivos em 2015. O ano começou com 53 funcionários empregados, fechando com quase o dobro o mês de novembro. A receita também chama a atenção, já que a taxa de crescimento foi de 139% em relação a 2014. Para 2016, a expectativa é crescimento em três dígitos.

Segundo Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no Brasil, o lançamento do Moments reforça o papel do país na estratégia global do microblog. “As características não só do país, mas do usuário brasileiro, tem gerado oportunidades. Fazer a curadoria dos conteúdos fará com que a plataforma seja mais fácil de usar”.

Uma pesquisa realizada no Twitter com dois mil usuários detectou três perfis interessantes. Os fãs de esporte aparecem como 14%, representados por 87% de homens, com 46% entre 18 e 34 anos. Os fãs de redes sociais (15%) são liderados pelas mulheres (80%), entre 18 e 34 anos, interessados em programas de TV, novelas, com forte atuação em todas as redes. Os fãs de diversão, por sua vez, são 16% dos usuários, também com homens na maioria (71%), mas com uma faixa etária mais jovem: entre 14 e 24 anos. Eles estão interessados em séries, games, filmes, celebridades, entre outros assuntos.

Outro ponto reforçado pela equipe do Twitter foi a forma como o consumo de notícias tem evoluído. A conexão não está mais relacionada ao horário específico do noticiário, mas sim ao conceito de ‘always on’, ou seja, conectado o tempo todo. A partir desta informação, foi possível detectar a rotina desses usuários e a forma como absorvem as informações.

Pela manhã, por exemplo, o usuário se prepara para o que está acontecendo no dia, conferindo previsão do tempo, condições de trânsito e hard news. Para se informar, ele usa as redes sociais, os portais de notícias e o rádio, que aparece como uma mídia de papel relevante. Durante a tarde, checa os acontecimentos no Brasil e no mundo, momento em que as redes sociais aparecem com forte atuação. No final do dia, ao chegar em casa, relaxar é o foco, direcionando o consumo para o entretenimento, novelas, e as notícias de TV. 

O Twitter afirma que 80% dos usuários consomem notícias todos os dias. Entre os brasileiros, três em cada quatro querem entretenimento (74%). As notícias em geral, incluindo esportes, aparecem para 72%. O consumo dos conteúdos das redes sociais possui grande destaque, totalizando 89% em redes sociais.

Mundialmente, são publicados 500 milhões de tweets todos os dias, sendo 40 milhões apenas no Brasil. A barreira da língua, segundo Stamilo, não será um problema em casos como os atentados de Paris, na última sexta-feira (13), em que a maioria das publicações de interesse mundial eram feitas em francês. “Vamos privilegiar quem tem mídias ricas, com fotos e vídeos. Quando você dá contexto, há uma série de conteúdos produzidos, facilitando o entendimento”, afirma o diretor editorial.

Para o próximo ano, Ribenboim acredita que o crescimento estará concentrado em quatros pontos principais. “O consumo de vídeo, principalmente mobile, terá um aumento com oportunidade de monetização. Também estamos focados na nossa conexão com a TV, da qual somos parceiros e traremos o anunciante de lá para anunciar aqui no Twitter; além do Rio 2016, que será um evento gigante acontecendo no Brasil, com grandes oportunidades. E, é claro, o Moments, que entendemos ser um produto que irá transformar a forma de se comunicar”, conclui.